Enfermeiros dos lares de idosos com formação em vários domínios

 A assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional da Solidariedade Social e a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros vai permitir a realização de acções de sensibilização nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas sobre a importância da enfermagem e para assegurar a formação contínua desses enfermeiros.
 Andreia Cardoso, Secretária da Segurança Social, destacou, na altura, o “papel de relevo que os enfermeiros assumem nas equipas multidisciplinares” das Estruturas Residenciais Para Idosos da Região, “pelas suas competências específicas na prevenção e promoção da saúde dos idosos”.
 Relativamente à vertente da formação, a governante anunciou que ela vai ao encontro da capacitação técnica dos cuidadores formais das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias da Região que o Governo dos Açores tem vindo a promover.
 “A formação torna-se imprescindível, sendo uma forma de melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados prestados à pessoa idosa e à pessoa dependente, através da efectivação dos seus direitos e dos princípios orientadores da intervenção”, disse.
 O protocolo agora assinado tem em vista a realização de acções de sensibilização para a relevância da enfermagem no âmbito das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da Região, assim como a formação contínua dos enfermeiros que exercem funções nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas nas áreas da qualidade e segurança dos cuidados prestados.
 Este protocolo perspectiva ainda visitas conjuntas em todas as ilhas para acompanhamento do exercício profissional, avaliação da implementação das medidas de melhoria propostas.
 “O sucesso de operacionalização deste protocolo configurará mais uma medida de apoio do Governo dos Açores às IPSS e Misericórdias que têm sob a sua gestão Estruturas Residenciais para Idosos, em complemento de outras já em curso”, acrescentou Andreia Cardoso.
 Nesse sentido, a governante destacou o aumento do valor padrão do acolhimento de idosos, a formação a cuidadores formais e as obras de requalificação e ampliação de estruturas de acolhimento residencial para idosos. 
“No fundo, o acompanhamento sistemático e permanente que os serviços dependentes da Secretaria Regional da Solidariedade Social realizam todos os dias”, frisou.
 O protocolo vai permitir a realização de visitas conjuntas de acompanhamento do exercício profissional; a sensibilização para a relevância da Enfermagem no âmbito das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), reconhecendo-se os Enfermeiros como membros efectivos e indispensáveis das equipas multidisciplinares necessárias; e a formação contínua dos Enfermeiros que exercem funções nas ERPI, nas áreas da qualidade e segurança dos cuidados prestados. Para Pedro Soares, Presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores, “vimos defendendo desde o início do mandato que a Enfermagem açoriana pode e deve ter, cada vez mais, uma intervenção mais activa, quer na vertente clínica quer na vertente formativa, de supervisão, de investigação e gestão no âmbito destas estruturas sociais.” 
Pedro Soares refere ainda que “tendo em conta o desígnio fundamental da Ordem dos Enfermeiros no que à defesa dos interesses gerais dos destinatários dos cuidados de enfermagem, assim como das necessidades dos Enfermeiros e no que à dignidade e prestígio da profissão diz respeito, julgo que com este protocolo vamos conseguir intervir junto de todas estas Instituições da Região, elaborando um exaustivo levantamento de necessidades, e juntos, criar as melhores condições para as nossas populações que usufruem destes serviços, ao mesmo tempo que os Enfermeiros terão um acompanhamento maior até então praticamente inexistente.” 
Segundo o protocolo agora assinado, prevê-se que já em 2020 haja várias acções conjuntas através de visitas de acompanhamento às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas que se julgue mais emergente. Trata-se portanto de uma situação pioneira no pais, com claras vantagens para o Sistema Regional de Saúde.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima