Ex-Comandante do Sines é a nova Chefe do Estado-Maior do Comando da Zona Marítima dos Açores

É a primeira mulher a ocupar o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando da Zona Marítima dos Açores, substituindo o capitão-de-fragata António Almeida Marques. A Comandante Mónica Martins tomou ontem posse, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Miguel Machado da Silva. 
Nascida em Tomar em 1976, a Comandante Mónica Martins fez parte do primeiro grupo de mulheres a frequentar a Escola Naval, foi a primeira mulher a pilotar helicópteros na Marinha, e foi também a primeira Comandante do Navio Patrulha Oceânico NRP Sines, que esteve desde Dezembro de 2018 durante três meses nos Açores. 
Foi nessa altura que foi entrevistada pelo Correio dos Açores, referindo que já tinha passado pelos Açores em várias comissões de serviço mas naquela altura, assumia pela primeira vez o papel de Comandante de uma guarnição de 48 pessoas. Na altura contou várias histórias da sua passagem pelos Açores, referindo que “nos Açores as histórias são sempre mais comoventes”. Contou um salvamento, enquanto pertencia à guarnição da Corveta João Roby,  feito ao largo da ilha Terceira em que foi resgatado um casal francês depois de o veleiro onde seguiam ter ficado sem leme. Como era a única que falava francês, foi quem ficou encarregue de estabelecer o contacto com o casal que depois foi resgatado e que actualmente ainda continua a enviar postais de Natal para a Marinha como sinal de agradecimento. 
Uma outra história, recordada pela Comandante ocorreu no final da sua segunda comissão na Região e que envolveu um desaparecimento. “Nunca me vou esquecer do nome da embarcação que desapareceu, chamava-se “Totobola”, e toda a guarnição esteve no mar durante uma semana até que a embarcação e tripulantes aparecessem, tendo sido encontrados e todos salvos. 
Desempenhando várias funções ao longo de 26 anos de serviço na Marinha, a Comandante Mónica Martins assume agora o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando da Zona Marítima dos Açores. C.D./J.M.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima