Alexandre Gaudêncio reclama valorização do Centro de Saúde da Ribeira Grande e anuncia vários investimentos para a Matriz

A Junta de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz homenageou domingo com a Distinção Honorífica Institucional os Bombeiros Voluntários da R. Grande, o Centro de Saúde da R. Grande e a Polícia de SegurançaPública enquanto combatentes da linha da frente durante a pandemia causada pelo coronavírus Covid-19, aquando da Sessão Solene realizada durante as Festas do Sagrado Coração de Jesus.
Também o Padre Manuel Galvão foi agraciado com a Distinção Honorífica Personalidade 2020 e Mário Jorge Cabral de Melo foi agraciado a título póstumo com a Distinção Honorífica Empresarial. 
Segundo Hernâni Costa (Presidente da Junta de Freguesia) as distinções atribuídas refletem aquilo que a Matriz tem de melhor e que a realização desta Sessão Solene foi um ponto de honra para o seu executivo, de forma a assinalar que a luta contra a pandemia continua, mas que devemos reconhecer o papel que essas instituições têm no apoio às populações. Também com um papel nesta luta esteve o Padre Manuel Galvão, que apesar de estar a meio do projeto de requalificação da Igreja Matriz, esteve mais próximo do que nunca da comunidade via digital. Já o empresário Mário Jorge Cabral de Melo foi distinguido a título póstumo porque era uma pessoa muito querida por todos na comunidade da Matriz, mais do que o empresário de sucesso do Grupo Ideal, a sua personalidade cativou não só os seus clientes como a população em geral, sendo por isso uma distinção justíssima.
Rui Bettencourt referiu que os desafios que a região tem enfrentado na luta contra esta pandemia deve ser travada de forma interdependente entre as autarquias locais e o Governo Regional. 
Na cerimónia, o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destacou que estão em curso “investimentos vários na freguesia da Matriz que tendem a melhorar a qualidade de vida dos munícipes e quem visita a localidade”, investimentos que respondem às necessidades identificadas.
“Neste mandato autárquico a Câmara da Ribeira Grande já investiu meio milhão de euros na freguesia da Matriz, onde se destacam investimentos ao nível do saneamento básico e requalificação urbana”, salientou o edil na sessão solene comemorativa do aniversário da freguesia.
A requalificação do largo das Freiras, as melhorias introduzidas ao nível da limpeza urbana ao abrigo de um protocolo de cooperação para a dinamização das caldeiras da Ribeira Grande ou ao apoio financeiro às juntas de freguesia do concelho, que aumentou em 60%, para fazer face aos contratos plurianuais de investimentos são exemplos da dinâmica colocada.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio também deu conta que “estão em curso duas importantes obras na freguesia”, nomeadamente o saneamento básico na rua das Freiras e a construção de uma rotunda no largo da Grota que constitui a primeira fase da obra do caminho da Tondela, empreitadas que representam um investimento superior a 500 mil euros.
O edil anunciou que “até ao final do ano prevemos lançar a concurso a obra de construção da casa mortuária, cujo projeto está concluído, bem como lançar o concurso para a empreitada de saneamento básico na rua dos Condes, ambas com orçamento global próximo dos 400 mil euros.”
Este trabalho tem sido desenvolvido paralelamente à capacidade de adaptação dos serviços da autarquia às novas regras impostas pela pandemia. Neste particular, Alexandre Gaudêncio realçou que a Câmara da Ribeira Grande “tem sabido adaptar-se à nova realidade.”
“A covid-19 veio alterar a nossa forma de fazer política e, agora, mais do que nunca, as várias entidades têm que unir esforços para encararmos esta nova realidade”, apelando à segurança de todos. “A segurança de todos é fundamental e, como tal, não podemos assistir de braços cruzados ao desmantelamento e à perda de serviços que estava a verificar-se no centro de saúde da Ribeira Grande.”
O presidente da autarquia lembrou que “durante o confinamento o nosso centro de saúde foi fundamental para dar cobertura às restantes estruturas de saúde da ilha e isso veio realçar a necessidade de voltarmos a ter aquela infraestrutura devidamente dotada para melhor servir a população.”
Nesse sentido, deu conta da “disponibilidade da autarquia para apoiar na aquisição de equipamentos que possam colocar o centro de saúde da Ribeira Grande como um local de referência na ilha, não só para os ribeiragrandenses mas, também, para estar quem nos visita.”
O investimento nas novas tecnologias também tem sido uma preocupação da edilidade de modo a diminuir o contato presencial nos serviços da autarquia. “Estamos a fazer uma pequena revolução digital. Adquirimos diversos softwares que vão permitir aumentar a eficiência e rapidez na resposta aos munícipes, bem como desmaterializar todos os processos físicos de licenciamento de modo a que os requerentes possam ter uma resposta mais célere da nossa parte”, anunciou o autarca.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima