16 de setembro de 2020

Pescadores perdem 3,1 milhões de euros apesar de mais 254 toneladas de pescado

 De Janeiro a Agosto deste ano foram descarregadas nas lotas da Região 5.661 toneladas de peixe, precisamente mais 254 toneladas de pescado do que os primeiros nove meses do ano passado, mas o rendimento da pesca caiu 3,1 milhões de euros, revelam dados do Serviço Regional de Estatística. 
O mês de Agosto foi dramático para os pescadores açorianos. Pescaram 1,3 mil toneladas de pescado, menos 564 toneladas do que em Agosto do ano passado e a quebra de rendimento foi de mais de 410 mil euros.
Mas foi Abril, em plena pandemia de Covid-19, que os pescadores, embora tenham pescado 364 toneladas de pescado, o peixe foi vendido em lota a preços muito baixos, atingindo o valor de 1,5 milhões de euros, representando uma perda de 696 mil euros em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Já Março tinha sido o mês do ano em que houve menos pescarias e o rendimento da pesca foi mais baixo. De facto, nesse mês, os pescadores capturaram 326 toneladas de pescado (menos 200 toneladas que igual mês de 2019) no valor de 1,4 milhões de euros, o que representou uma perca de rendimento no valor de 1.9 milhões de euros. 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima