Zona de escalada das Pedras Brancas melhorada

A Casa da Água Trail Point recebeu os representantes da modalidade de escalada e desportos de montanha do CALAG. O propósito visou a entrega de material que será colocado na parede de escalada Pedras Brancas, na vila de Água de Pau. 
Em representação da Câmara Municipal de Lagoa, o vereador Nelson Santos, responsável pelas áreas do desporto, turismo e ambiente, testemunhou de perto a evolução dos trabalhos levados a cabo pelo CALAG. Aliás, um trabalho determinante que tem contribuído para a afirmação da vila de Água de Pau no panorama da modalidade em São Miguel, sendo já um local referenciado para a escalada, atraindo muitos dos praticantes não só da ilha, mas também visitantes.
Segundo Nelson Santos, “a prática de desportos em contacto com a natureza, por decorrerem ao ar livre e poderem ser feitas em grupos formais e informais, são uma aposta do município, que considera ter condições únicas e ideais, desde o mar até à montanha. É, assim, com enorme prazer que a edilidade se associa a iniciativas como as levadas a cabo pelo CALAG, a quem agradecemos o empenho ao longo dos anos.”
O município de Lagoa pretende, assim, dar continuidade ao aumento da oferta de equipamentos desportivos. Ao longo de 2021 conhecerá uma evolução, seja com a expansão da rede de trilhos, reforço da sinalética e informação, seja pelo impacto da ciclovia e pavilhão municipal, complementando, assim, a agenda desportiva que tem marcado o concelho ao longo dos últimos anos.
De referir que, zona de escalada Pedras Brancas faz parte integrante da Rota da Água (Rede de Trilhos Homologados no Concelho de Lagoa), sendo acessível pelo Trilho Pedestre “Entre Túneis e Condutas” que tem o seu início em Água de Pau, passando pela Ribeira Chã e Janela do Inferno, terminando junto à Casa da Água Trail Point no lugar dos Remédios. Conta, actualmente, com cerca de 30 vias de escalada de vários níveis de dificuldade, pretendendo ver reforçadas as vias dedicadas à iniciação.
                                           
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima