“Origens”, de Débora Soares, no Centro Municipal de Cultura

A exposição “Origens”, de Débora Soares, vai estar patente na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada entre 25 de Setembro e 22 de Outubro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00, e aos Sábados das 14h00 às 17h00.
A inauguração será às 17h00 do próximo dia 24 de Setembro e será limitada à artista e ao representante da Câmara Municipal de Ponta Delgada, tendo em conta as restrições impostas em consequência da pandemia Covid-19, sobretudo no que respeita ao distanciamento social.
Nesta exposição, Débora Soares homenageia o ambiente bucólico e cheio de mistério da Natureza berço das suas origens. Investiga e aprofunda o saber e evolução dos processos de mutação das suas rochas, vulcões e vegetação. Na tela deleita-se e agradece todo este idílio.
Como refere a artista plástica Nina Medeiros sobre “Origens”, esta exposição “serve de premissa para, mais uma vez, querer fazer-se ouvir”.
Sobre os trabalhos de “Origens”, Nina Medeiros salienta que “predominam aguarelas, destacando-se uma série, livremente organizada em sequência, de grutas e cavidades vulcânicas dos Açores e de outras imaginadas. “A referência às origens do mundo, da ilha, enfim, das coisas…” É nesse olhar que nasce esta necessidade, intrínseca de as registar e assim preservar e acautelar a pureza da paisagem da vida”. 
A artista nasceu na freguesia da Relva em 1937. Terminou o Curso do Magistério Primário em 1957 e foi professora do Ensino Básico durante 44 anos.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima