CDS exige que o equipamento de testagem à Covid-19 seja instalado na Horta

Rui Martins, cabeça-de-lista do CDS pela ilha do Faial às próximas eleições legislativas regionais, declarou que “o CDS exige que a ilha do Faial seja dotada da capacidade de testagem ao novo coronavírus” e considerou que “ao invés do anunciado pelo Presidente do Governo, a instalação do equipamento de testagem não deverá ser no Departamento de Oceanografia e Pescas, mas sim no Hospital da Horta, à semelhança aliás do que sucede nas ilhas de São Miguel e Terceira”.
O candidato do CDS dirigiu duras críticas ao Governo Regional a propósito de terem passado quatro meses após o anúncio sobre o início da testagem à Covid-19 na ilha do Faial: “os faialenses aguardam, desde as declarações de Vasco Cordeiro no passado dia 26 de maio, que seja instalado um laboratório de análises de despiste da Covid-19 na ilha. Contudo não se verificou, entretanto, qualquer evolução nesse sentido”. Rui Martins considerou esta demora inaceitável, especialmente atendendo ao gradual retomar das ligações com o exterior nas ilhas do Faial e Pico, sublinhando que “o que se sabe é que qualquer passageiro que desembarque nesta ilha hoje, terá que aguardar, na maioria das vezes, um mínimo de 36 horas para saber o resultado, ao invés do que sucede nas ilhas de São Miguel e Terceira em que a espera anunciada pelo Governo Regional dos Açores é de 12 horas”. Mostrando preocupação quanto ao setor do turismo, o candidato do CDS interrogou “qual é a atractividade das ilhas do canal se quem viajar para cá terá de estar confinado dois dias ao invés do que ocorre noutras ilhas?” e reiterou que “a forma mais expedita de processar testes de despiste à Covid-19 é dotar também a ilha do Faial dessa capacidade”.
O cabeça-de-lista pelo CDS no Faial, Rui Martins, colocou também algumas questões que refletem o impacto negativo desta situação sobre os cuidados de saúde prestados aos utentes. “Como é que se pode prestar cuidados de saúde de forma mais expedita se um utente que necessite de uma cirurgia urgente terá de esperar pelo envio da amostra para outra ilha, sujeito à disponibilidade de voos, e aguardar pelos resultados em sofrimento? Com os cancelamentos de voos frequentes a partir desta altura do ano, como garantiremos condições de prestação de cuidados de saúde em segurança?”, questionou Rui Martins. “É premente instalar um equipamento de testagem à Covid-19 no Hospital da Horta”, reiterou o candidato do CDS na nota enviada às redacções.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima