6ª Edição do Epic Trail Run Azores de 3 a 6 de Dezembro em São Miguel

O Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo (CATTT), em parceria com o Clube Morcegos Trail, vai organizar a 6ª edição do EPIC Trail Run Azores entre os dias 3 e 6 de Dezembro de 2020.
Trata-se de um evento de corrida de Trail Run (corrida em trilhos), com 4 corridas associadas e tem uma duração de mais de 27 horas competitivas, com toda a logística material, cobertura mediática, sanitária e humana inerente.
Compreende o ultra trail endurance EPIC110 (prova rainha com 110kms e mais de 6000m de desnível positivo acumulado), o ultra trail EPIC60, o Trail EPIC30 e o trail curto EPIC15, para que seja possível juntar vários tipos de atletas, desde os que querem apenas chegar ao fim aos que vêm para competir, juntando todos num verdadeiro desafio atlântico.
As provas de trail são provas largamente difundidas por todo o país com grande adesão popular (promoção) e em expansão ao nível da competição (federado), havendo já um circuito nacional e selecção nacional masculina e feminina de trail, tendo Portugal organizado em duas ocasiões o Campeonato do Mundo.
Em nota enviada às redacções, a organização explica que este tipo de eventos requer uma logística humana, organizativa e financeiras superiores, já que cobrem largas zonas de terreno. São provas fortemente apoiadas pelas autarquias e algumas empresas de sucesso revêem-se neste modelo desportivo uma oportunidade de divulgação da região e dinamização do comércio e serviços locais.
Pretende-se criar as condições, junto dos parceiros certos, para estimular ainda mais a vinda de praticantes nacionais e internacionais, tendo a consciência de para quem nos visita, este é um local nobre que desperta nos atletas um desejo de descoberta e conquista.
Com mais de 500 participantes nas edições de 2017 e 2018 e tendo merecido a confiança da ATRP para organizar a final da Taça de Portugal de Trail, com mais de 50% atletas fora do arquipélago e 18 nacionalidades em 2018, o EPIC assume-se, cada vez mais, como um evento que nesta recente modalidade desperta as atenções regionais, nacionais e internacionais.
Em 2019 registaram-se 709 atletas nas 4 provas, sendo 86 atletas estrangeiros de 21 nacionalidades, 348 de Portugal continental e Madeira e a participação de 7 das 9 ilhas dos Açores. Na prova rainha inscreveram-se 118 atletas e para a partida conjunta do EPIC30 e EPIC15 estiveram reunidos em Água de Pau mais de 450 atletas.
No actual quadro pandémico mundial, para o EPIC_2020, a prioridade passa por criar as melhores condições de segurança possíveis para que os atletas possam desfrutar dos trilhos açorianos da melhor forma.
Sendo uma modalidade de ar livre, e que privilegia o contacto com a natureza, a organização considera que a prova será uma ocasião única para a promoção da região, congregando esforços para que a elite dos atletas da modalidade venha conhecer o que de melhor São Miguel e os Açores têm de “canadas”, paisagens e natureza intacta.
A organização refere ainda a ambição de seguir a visão de promoção das nossas ilhas vizinhas atlânticas, nomeadamente a ilha da Madeira e as Canárias, que têm já uma prova a contar para o “Ultra Trail World Tour”, respectivamente o MIUT (Madeira Island Ultra Trail) e o Trans Gran Canária.
Eventos onde marcam presença mais de 2500 atletas.
Até ao momento estão inscritos na prova 270 atletas.

Parcerias
Num evento desta dimensão são necessárias parceiras fortes e duradouras, refere o comunicado que destaca a parceria do Governo Regional dos Açores através da Direcção Regional do Turismo dos Açores e das Câmaras Municipais por onde o EPIC passa (Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Lagoa), que revêem neste modelo de evento uma valia importante de divulgação do seu património natural.
Também o Exército Português (Zona Militar dos Açores - Regimento de Guarnição nº2) tem sido parceiro, tendo um papel fundamental nos Pontos de Abastecimento e segurança da prova.

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima