Câmara vai arrancar com obras na torre da igreja Matriz

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar, em breve, com a empreitada de reforço estrutural do cimo da torre da Igreja da Matriz, obra que permitirá, numa segunda fase, proceder à requalificação do próprio mecanismo do relógio. 
A intervenção estrutural a realizar contempla a melhoria estrutural do edifício, através da substituição de materiais e elementos estruturais ao nível das argamassas de reboco e dos elementos metálicos.
Além do aspecto estrutural, a intervenção prevê a recuperação de uma plataforma anteriormente existente que permita o fácil e seguro acesso à cúpula com vista à manutenção da mesma e à instalação eléctrica e de iluminação cénica da igreja.
No que respeita aos pavimentos interiores e exteriores, prevê-se a escarificação da camada de acabamento existente e a consequente aplicação de uma camada de betonilha acabada a impermeabilizante incolor mate.
Está também prevista a substituição de alguns elementos que se encontram deteriorados e que serão repostos, recuperando-se a sua forma e imagem actuais. Trata-se dos vãos exteriores e dos elementos metálicos de ancoragem das paredes de alvenaria existentes.
Nesta empreitada está, ainda, prevista a execução da estrutura de protecção da escada de acesso à zona do relógio e a execução de nova guarda de escada em aço fixada aos degraus.
O prazo para a execução da empreitada é de 120 dias, decorrendo já no local trabalhos preparativos que visam salvaguardar a segurança dos transeuntes.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima