Entre Janeiro e Agosto nas estradas dos Açores

1.773 acidentes de viação provocaram 4 mortos, 61 feridos graves e 353 feridos ligeiros

 Os 1.773 acidentes de viação que ocorreram entre Janeiro e Agosto deste ano provocaram nos Açores 4 mortes, 61 feridos graves e 353 feridos ligeiros. Em idêntico período do ano anterior tinham ocorrido 2.350 acidentes de viação que provocaram 14 mortes, 82 feridos graves e 468 feridos ligeiros.
Por estas estatísticas pode-se verificar que, nos primeiros oito meses deste ano, ocorreram nas estradas dos Açores quase metade dos acidentes verificados em igual período de 2019, menos 21 feridos graves e menos 115 feridos ligeiros.
Na ilha de São Miguel, os 1171 acidentes de viação que se verificaram nas estradas entre Janeiro e Agosto deste ano provocaram dois mortos, 30 feridos graves e 215 feridos ligeiros. Em igual período do no passado ocorreram na ilha 1595 acidentes de viação que provocaram 6 mortos, 30 feridos graves e 270 feridos ligeiros.
É evidente, portanto, uma grande diminuição da sinistralidade nos Açores e em São Miguel este ano em comparação com 2019, uma tendência que se terá atenuado nos finais de Setembro e princípios de Outubro. Neste período já se verificaram nas estradas micaelenses duas mortes num acidente de viação na Lagoa e uma morte num acidente de viação na Covoada.
O comunicado da PSP de ontem (ler noutra local desta edição) faz o registo de 4 feridos graves e três feridos ligeiros entre os dias 25 e 27 de Setembro.
Mas, entre Janeiro e Agosto deste ano, há o registo de uma tendência de grande diminuição da sinistralidade em todas as ilhas dos Açores. Os 344 acidentes que ocorreram de Janeiro a Agosto deste ano na Terceira provocaram um morto, 20 feridos graves e 70 feridos ligeiros. Em igual período do ano passado, os 1.595 acidentes registados na ilha provocaram quarto mortos, 30 feridos graves e 100 feridos ligeiros.
Os 79 acidentes de viação que ocorreram nas estradas do Pico nos primeiros oito meses deste ano provocaram  sete feridos graves e 22 feridos ligeiros. Em idêntico período do ano anterior, haviam-se registado 97 acidentes de viação que provocaram um morto, 11 feridos graves e 33 feridos ligeiros,
Os 101 acidentes de viação que se registaram de Janeiro a Agosto deste ano na ilha do Faial provocaram um morto, 5 feridos graves e 28 feridos ligeiros. Em igual período do ano anterior, os 127 acidentes de viação que ocorreram no Faial provocaram 6 feridos graves e 22 feridos ligeiros. Assim, apesar de aumentar o número de acidente no Faial entre 2019 e 2020, é notório que não ocorreu nenhuma morte este ano e verificaram-se menos feridos nas estradas faialenses. Registou-se, assim, uma tendência diferente na evolução dos sinistros entre os dois anos.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima