Visita de Rui Rio ao porto da Horta reafirma vocação marítima da ilha, diz PSD/Açores

O cabeça de lista do PSD/Açores pelo círculo eleitoral do Faial destacou ontem, no âmbito da visita do Presidente do PSD, Rui Rio, ao Porto da Horta, a necessidade de potenciar a vocação marítima da ilha. 
Carlos Ferreira lembrou o papel histórico do porto da Horta, a importância do seu reordenamento para a criação de emprego e para o futuro da Região, bem como a relevância da investigação científica a partir do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP). 
Relativamente ao reordenamento do porto, o social democrata salientou que o processo se atrasou “por teimosia do Governo e do Partido Socialista dos Açores e do Faial, que recusaram ouvir os faialenses durante anos e apresentaram projectos que iriam destruir para sempre as condições privilegiadas do porto e só foram elogiados pelos deputados socialistas eleitos pelo Faial”.
Carlos Ferreira frisou a urgência da ampliação da marina face à crónica sobrelotação de embarcações, a reconfiguração e ampliação das instalações do Clube Naval, a melhoria das condições do núcleo de pescas e a criação de uma área para reparação e manutenção naval com infraestruturas adequadas, capaz de potenciar a criação de emprego e riqueza na ilha e na Região.
“O porto da Horta é um espaço privilegiado para falarmos ainda da investigação científica na área marítima e reiterarmos, mais uma vez, a importância do pólo da Universidade dos Açores no Faial, nomeadamente o DOP, cujo esvaziamento dos últimos anos tem de ser revertido, através do reforço dos seus recursos humanos, em paralelo com o desenvolvimento do centro de investigação Okeanos”, defendeu.
Para o PSD, os investimentos no porto da Horta devem ser orientados “no sentido de potenciar as suas condições privilegiadas e de concretizar, na prática, a Horta como a Capital do Mar dos Açores”, concluiu. 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima