15 de outubro de 2020

Do Meu Olhar!

Que mundo é este!

1.  FRATELLI  TUTTI, que significa  “TODOS  IRMÃOS  “é a última Encíclica do Papa Francisco que agora vai ser distribuída por todo o  mundo e que tem como base a Parábola do Bom Samaritano . 
É claro que ainda não houve tempo suficiente para lermos atentamente e com o devido sossego de alma esta importantíssima Encíclica com a elevada palavra e a sublime mensagem do Sumo Pontífice, uma reflexão universal indispensável para todo o mundo católico e não católico na  esperança evangélica da Igreja poder  atingir uma sociedade de irmãos, todos irmãos, sem exclusões, sem divisões, sem privilegiados, sem diminuídos, sem abandonados, sem vilipendiados, sem encurralados, sem etiquetados, uma sociedade com aberrantes diferenças de oportunidades, cada vez com mais pobres e com gente a enriquecer de forma brutal , com a corrupção e a ladroagem a vários  níveis e com o excessivo aviltamento  dos valores da fraternidade, da liberdade e do respeito mútuo . Tudo começa na família e na Escola, não me canso de repetir e agora também na rede social e desde logo surge, a nosso ver, a necessidade de, por exemplo, apertar o acesso dos candidatos a docentes ao ensino porque não basta professores bem licenciados e bem preparados tecnicamente,  mas que depois dizem barbaridades nas aulas, pelo menos alguns, isto para além dos exageros sufocantes de feministas, de machistas e de sexistas. 

Para além de aberração  linguística pode também  redundar numa frenética súmula de dúvidas e disparates, quando se diz na própria Igreja caros  irmãos e caras irmãs, ou então na política caras açorianas e caros açorianos ou então caras amigas e caros amigos! 

Nalgumas escolas já se projectam novas estruturas para responder a esta aberração social tão do agrado dos pulverizados progressistas e extremistas desta nossa sociedade civil, política,  militar, racista e pandémica!  E por vezes também da eclesiástica! 
Até a Maçonaria, soube-se através de uma  nota publicada  na última edição  da “ Crença “, já veio afirmar em público que o Papa com esta Encíclica  “abraça a Fraternidade Universal, “o grande princípio da Maçonaria Moderna. 

E agora é que a procissão saiu. Que mundo é este !
  Vem mesmo a propósito um aspirado texto de José Tolentino Mendonça retirado do seu último livro “ O que é amar um país  - O poder da Esperança “ que aqui se transcreve    Foi Pascal quem escreveu que “ as mãos sustêm a alma”.
Hoje precisamos de mãos  - mãos religiosas e laicas  - que sustenham a alma do mundo. E que mostrem que a redescoberta do poder da Esperança é a primeira oração global do século XXI.


2. Foi agora noticiado que a equipa liderada pela doutora Sandra Freitas do Centro de Investigação em  Neuropsicologia  e Intervenção Cognitivo-Comportamental  da Universidade de Coimbra, está a investigar as possíveis alterações na sintomatologia depressiva, capacidade funcional, queixas de memória , estado cognitivo e qualidade de vida da população portuguesa , causadas  pelo confinamento decorrente da pandemia de COVID-19, em adultos com mais de 50 anos. 

No âmbito deste projeto foi desenvolvida uma página web destinada a fornecer estratégias preventivas a toda a população, dando a conhecer os factores de risco para a saúde mental durante o isolamento social. 

Os idosos cada vez mais precisam da nossa atenção, apoio e acompanhamento e, por isso, este estudo é imprescindível para prevenir situações de risco que infelizmente acontecem, com frequência, em lares e residências para seniores . E é preferível prevenir do que remediar. 

 Espigão,   Nordestinho, 13 de Outubro de 2020

Print

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima