Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores assinala hoje em webinar o Dia Nacional da Dor Crónica

O fenómeno da dor crónica assume hoje uma relevância fundamental na forma como afecta a integridade física do indivíduo, sendo a sua abordagem e gestão considerada como uma séria prioridade no âmbito dos cuidados de saúde e factor decisivo na humanização destes cuidados.
Muitas iniciativas têm sido desenvolvidas e muitas têm sido as medidas adoptadas para estudar, analisar, discutir e tentar minorar a dor crónica e as suas consequências, mas este é um caminho em que, apesar do avanço da ciência de investigação, os avanços dos não conseguem ganhar a robustez desejada e necessária.
Dentre as iniciativas que se saúdam no domínio deste fenómeno sobressaem a instituição da Semana Europeia Contra a Dor, celebrada desde 2001, bem como do Ano Mundial Contra da Dor, em 2004.
Em Portugal, já em Maio de 1999, por despacho ministerial, havia sido criado o Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que anualmente deveria ser celebrado em 14 de Junho.
Porém, com o objectivo de acentuar e harmonizar a humanização de iniciativas neste mundo cada vez mais globalizado, a Ministra da Saúde, Ana Teodoro Jorge, por despacho de 24 de Outubro de 2008, deliberou que fosse oficialmente adoptada no nosso país a Semana Europeia Contra a Dor, instituindo, igualmente, o Dia Nacional da Luta Contra a Dor, a celebrar, em cada ano, no decurso daquela “Semana”.
Assim, desde Segunda-feira que se multiplicam, em Portugal, as iniciativas compreendidas nas comemorações deste ano da Semana Europeia Contra a Dor, que terminam no fim-de-semana.
Uma das iniciativas que, com considerável expressão, se comemora no nosso país, a assinalar precisamente as celebrações do Dia Nacional de Luta contra a Dor, no dia 15 Outubro, é um webinar promovido pela plataforma SIP Portugal – Societal Impact of Pain (Impacto Social da Dor), cuja missão é de sensibilizar para a necessidade de diminuição do impacto social da dor, melhorando a qualidade de vida das pessoas afectadas por esta patologia no nosso país.
Da plataforma SIP Portugal fazem parte 11 associações de doentes e outras organizações de algum modo envolvidas na luta contra a dor crónica, na mesma estando representadas algumas instituições açorianas, nomeadamente a Associação Atlântica de Apoio ao Doente Machado Joseph e a Associação de Doentes de Dor Crónica nos Açores, defendendo pessoas que vivem o seu quotidiano afectado pela dor crónica.
Esta sessão webinar terá início pelas 18h45 desta Quinta-feira, hora dos Açores, e será transmitida através da plataforma ZOOM, em link disponibilizado pela SIP Portugal, e, ainda, através das páginas do facebook das Associações envolvidas, e terá como propósito debater a abordagem da dor em Portugal, a importância e a necessidade de priorizar o seu tratamento e reflectir sobre o passado, o presente e o futuro da estratégia nacional na luta contra a dor.
A admissão a esta sessão, iniciada com conversas soltas, decorrerá até às 20h30, altura em que a Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores, na pessoa de Maria Teresa Flor de Lima, se dirigirá a todos os intervenientes, a quem inicialmente saudará com uma mensagem de boas-vindas, e deixará orientações sobre o desenvolvimento do programa do Webinar.
A sessão compreenderá a apresentação de dois temas de fundo: Ana Pedro apresentará, pelas 20h35, o tema “Porque tratamos a dor”, e, pelas 20h50, Beatriz Craveiro Lopes, José Castro Lopes e José Romão abordarão a “Estratégia nacional de luta contra a dor – passado, presente e futuro”.
Por últmo, Alberto Machado, Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, na Assembleia da República, dissertará sobre o tema “A visão política sobre a dor”.
Refira-se, a finalizar, que o objectivo final da plataforma “SIP Portugal” é o de intervir no sentido de melhorar, consideravelmente, a qualidade de vida das pessoas que constituem a sua razão de existir, focando-se em áreas tão importantes como o tratamento, a empregabilidade, a educação e a investigação.
            

José Nunes
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima