João Luís Gaspar reforçou a necessidade de se contemplarem áreas como a Saúde e os Riscos Naturais, como linhas de força do próximo programa de financiamento de Ciência e Tecnologia, dado que são aquelas que colocam em risco o futuro dos Açores e a vida dos açorianos.

Reitor da Universidade desafia Governo dos Açores a assumir compromisso com a Educação, a Ciência e a Tecnologia

João Luís Gaspar,  reitor da Universidade dos Açores, reiterou que é fundamental que o próximo Governo Regional dos Açores assuma “um claro compromisso com a Educação, a Ciência e a Tecnologia, únicas vias para o desenvolvimento económico da Região e o bem-estar social dos açorianos”. 
Na página oficial da academia açoriana na rede social Facebook, João Luís Gaspar sublinhou que é necessário que o Governo, para além de continuar a combater o abandono e o insucesso escolar garanta, à semelhança do que se passa nas diferentes regiões do continente e no arquipélago da Madeira, “uma linha de apoio para o ensino de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, cuja qualificação de grau 5 e ligação ao mundo empresarial confere competências específicas reconhecidas a nível europeu e com grande impacto na mudança de práticas e na modernização do tecido empresarial”.
O reitor referiu igualmente que é necessário adoptar nos Açores “uma política própria de Ciência e Tecnologia, assente nos interesses e nas necessidades da Região”. 
Para o reitor, independentemente de outros projectos de interesse nacional e europeu, as verbas destinadas à investigação nos Açores têm que ser canalizadas para as prioridades regionais e “a RIS3 tem que expressar tal facto de modo indubitável”. João Luís Gaspar reforçou a necessidade de se contemplarem áreas como a Saúde e os Riscos Naturais, como linhas de força do próximo programa de financiamento de Ciência e Tecnologia, dado que são aquelas que colocam em risco o futuro dos Açores e a vida dos açorianos. “Num momento como aquele que hoje vivemos, questiona-se como é que não há no documento proposto qualquer referência clara à área da Saúde, quando para além da pandemia, continuamos a registar elevadíssimas taxas de cancro sem conhecer as razões reais de tal facto, e se esquece que a História dos Açores tem sido marcada por eventos catastróficos que se vão repetir com um impacto ainda maior do que o verificado no passado.”
O reitor sublinhou ainda que é fundamental devolver a gestão dos fundos comunitários de Ciência e Tecnologia ao departamento governamental com competências nestas áreas, como aconteceu no passado. “Não basta afectar verbas a um determinado objectivo, é necessário garantir que as mesmas são atribuídas a candidaturas de mérito e com retorno mensurável, o que só será possível com avaliações independentes feitas entre pares”, referiu na mesma nota publicada.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima