Diocese de Angra vai lembrar vítimas açorianas da pandemia no Dia de Todos os Santos

A Diocese de Angra vai fazer memória das vítimas insulares da Covid-19 numa celebração no próximo dia 2 de Novembro, na Sé, em Angra do Heroísmo, numa celebração às 18h00, presidida pelo bispo D. João Lavrador.
“Celebraremos a memória de todos os defuntos e de modo especial fazendo memória e em  sufrágio dos que faleceram na diocese vítimas da Covid-19”, disse ao Sítio Igreja Açores o bispo de Angra, lembrando que as celebrações decorrem com a normalidade própria deste tempo e de acordo com as regras articuladas entre a Igreja e as autoridades sanitárias regionais.
No passado dia 12 de Outubro, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP) divulgou uma nota sobre a próxima comemoração dos Fiéis Defuntos (2 de novembro), pedindo às autoridades que evitem o encerramento de cemitérios, em dias “intensamente sentidos pela piedade dos fiéis católicos”.
“É certo que não depende da Igreja a gestão da grande maioria dos cemitérios nacionais. Confiamos, porém, que as autarquias e entidades que os tutelam saberão interpretar as exigências do bem comum encontrando um justo, mas difícil equilíbrio entre os imperativos de proteger a saúde pública e o respeito pelos direitos dos cidadãos”, indica o documento do Conselho Permanente da CEP, intitulado ‘Avivar a chama da esperança’.
Os bispos admitem que, dado o estado actual da pandemia, “é sensato que se imponham medidas suplementares de protecção”, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o controlo do número de visitantes, mas consideram que “não seria apropriado o encerramento completo dos cemitérios”. 
A Igreja celebra anualmente a 1 de Novembro a solenidade litúrgica de Todos os Santos, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente.
As Igrejas do Oriente foram as primeiras (século IV) a promover uma celebração conjunta de todos os santos quer no contexto feliz do tempo pascal, quer na semana a seguir.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima