A solidariedade dos Lions a favor das comunidades

A Junta de Freguesia de S. Pedro de Ponta Delgada foi contemplada pelos Lions com a oferta de uma selecção de géneros de primeira necessidade para ajudar as famílias mais necessitadas da sua comunidade.
Estes bens, provindos de iniciativas de cariz solidário que desenvolveu, foram entregues na sede pelo Lions Clube de S. Miguel, na sua sede, em Ponta Delgada, aos Serviços Sociais daquela Autarquia.
Esta foi uma das formas que o Clube escolheu para assinalar o Dia Mundial do Serviço Líonistico, que naquele dia (8 de Outubro) se comemorou, lembrando o 103º aniversário dos Lions, Movimento cívico criado na sua primeira Convenção, realizada em Dalas, Texas (EUA), precisamente em 8 de Outubro de 1917, e que  hoje constitui a maior organização de Clubes de serviço às comunidades em todo o globo, abrangendo 1,5 milhões de membros, agrupados em cerca de 45.000 Clubes, dispersos pela esmagadora maioria dos países de todos os continentes.
A sessão solene comemorativa do 41º aniversário daquele Clube Lions, liderado por Miguel Medeiros Simas, decorreu no Hotel Azoris Royal Garden, com a presença dos membros do Clube, de representantes de Clubes de S. Miguel e de Santa Maria, de autoridades lionísticas, nomeadamente do Presidente de Região, Helder Pimentel, em representação do Governador Lionístico nacional e, ainda, de autoridades locais, no decurso da qual a Prof. Doutora Piedade Lalanda Gonçalves Mano proferiu uma palestra sobre “O impacto social da pandemia – a crise actual”. O Presidente do Clube fez na altura questão de, no decurso da sua  intervenção, em momento dedicado à “Memória”, lembrar os 30 Companheiros Fundadores do Clube, a maioria deles já falecidos, e a sua primeira Direcção, que teve como Presidente João Gago da Câmara, como Secretário Luciano de Resende Mota Vieira e, como Tesoureiro, José Manuel Lalanda Gonçalves, homenageando sobremodo Edmundo Raposo Lima, indubitavelmente o Lions açoriano que mais alto guindou o Lionismo açoriano e o nome dos Açores em Portugal, na Europa e no mundo Lionístico, durante o seu mandato de Governador Lions nacional e membro da Directoria de Lions Internacional.
Antes de serem cantados os parabéns e de partir o bolo, o Presidente Miguel Simas deu conta das iniciativas mais significativas  a que o Lions Clube de S. Miguel se propõe dar corpo  até Dezembro, nomeadamente, no dia 17 de Outubro, “Dia da Bengala Branca”, a entrega de relógios adaptados para invisuais, na sede da ACAPO, instituição de cegos e de amblíopes em cuja criação o Clube decisivamente se empenhou; no dia 14 de Novembro, “Dia Mundial da Luta Contra a Diabetes”, a tradicional “Caminhada Lions”, com distribuição de material informativo à população sobre a prevenção desta doença, seguindo-se churrasco na sede; e, no dia 7 de Dezembro, realização do “Jantar e Convívio de Natal”, com música ao vivo pelo Coral de S. José.
Para além destas actividades marcantes, anunciou o Presidente que outras iniciativas programadas poderão ainda ser concretizadas, assim as regras de prevenção da crise pandémica o permitam.

 

José Nunes

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima