Câmara de Ponta Delgada promove projecto cultural “Histórias com banda sonora”

“Histórias com banda sonora” é um projeto cultural promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com o intuito de resgatar e registar, em vídeo e em livro, o trabalho das bandas que marcaram o panorama musical no concelho desde os anos 50 até à atualidade.
Visa, igualmente, contribuir para a mitigação dos efeitos económicos da pandemia e dinamizar a atividade cultural no concelho. Assim, estão a decorrer na sala principal do Coliseu Micaelense gravações em vídeo e em áudio com as bandas “Conjunto Quatro Menos Um”, “Os Académicos”, “Engle”, “Stress”, “D.R.M.”, “Os Rebeldes”, “Rimanço”, “Morbid Death” e “Passos Pesados”, bem como com novos talentos. Estão previstos 10 programas, com a duração de 45 minutos cada, que serão emitidos na RTP-Açores e na PDL TV. Serão intercaladas imagens actuais com registos mais antigos das bandas. Também está contemplada a publicação de um livro, intitulado “Histórias com bandas sonoras”, com o percurso das bandas envolvidas. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com produção da Ruído e em parceria com a RTP-Açores.  
A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, está a acompanhar as gravações. Relatos apontam os anos 50 como início das formações ligadas aos grupos de baile. Trios, quartetos ou quintetos formavam-se para animar festas que se realizavam em coletividades, clubes, entre outros. Normalmente com idades que variavam entre os 12 e os 15 anos, os músicos da altura primavam por uma set-list cantada em português.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima