Azores Islands Triatlon 2020

Nuno Botelho em grande destaque na 11.ª edição

Para além do primeiro lugar à geral, Nuno Botelho foi ainda o vencedor do seu escalão (atletas dos 35 aos 44 anos de idade).
Sendo esta uma prova em formato Sprint, com 750m natação, Nuno Botelho saiu em primeiro lugar, com 35 segundos de vantagem para o segundo classificado Tiago Furna, que tinha vencido esta prova na edição anterior.
Já nos 20 quilómetros de ciclismo, veio ao de cima o maior poderio do actual campeão regional de estrada, Tiago Furna, passando de quarto para o primeiro lugar, ficando inclusivamente com 40 segundos de vantagem sobre Nuno Botelho, que entretanto passa para segundo lugar.
No último segmento da prova, e como Nuno Botelho sabia que era mais forte na corrida foi gerindo o andamento, alcançando-o para depois na segunda volta, após ter ficado lado a lado com Tiago Furna, lançar um decisivo ataque a 300 metros do final, acabando por ser mais feliz e triunfando com 10 segundos de vantagem.
No total participaram 43 concorrentes individuais, 52 contando com as equipas.
O Azores Islands Triathlon teve organização conjunta do Clube Açoriano de Todo-o-Terreno e Turismo e da Federação de Triatlo de Portugal, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Governo dos Açores.
Satisfeito com mais estre triunfo, Nuno Botelho não deixou de relevar a prestação do seu mais directo opositor Tiago Furna. “Fico feliz por ter alcançado esta vitória, mas não foi fácil. O Tiago Furna é um grande atleta, no ano passado tinha ganho e eu tinha ficado em segundo lugar, mas este ano trocamos de posições. Estava mais preparado, até porque estava inscrito para ir agora, no dia 8 de Novembro, ao Cascais Ironman, só que foi cancelado devido ao Covid-19”.
Nuno Botelho considerou ainda que Azores Islands Triatlon 2020 foi muito bem organizado, prova que teve como director de prova Luís Onça. “Muito boa prova, onde foram reunidas e respeitadas todas as condições de segurança, atendendo aos tempos de pandemia que se vive”.
O atleta aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do seu pai, que sempre o acompanha e apoia neste desporto, e os muitos apoios de incentivo que recebe durante os eventos em que participa, para além do Snack Bar Apito Dourado, Canha & Filhos e Núcleo do Sporting de São Miguel. “Com estes apoios ficamos mais fortes”.

 

Print

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima