Casos ligados a escola e a um restaurante na ilha Terceira levam a testagem e isolamento

Decorrentes das 1.009 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, a A autoridade de Saúde Regional informou que  foram diagnosticados cinco casos positivos de COVID-19, sendo três na ilha de São Miguel e dois na ilha Terceira.
Na ilha de São Miguel, foi diagnosticado um homem, de 24 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que obteve resultado positivo no teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada.
Foram também diagnosticados uma mulher, de 28 anos, e um homem, de 49 anos, ambos residentes na Região, que efectuaram teste de despiste ao SARS-CoV-2 na sequência do surgimento de sintomas.
A Autoridade de Saúde Concelhia já desencadeou os procedimentos inerentes à investigação epidemiológica destes casos, incluindo a identificação, testagem e vigilância de contactos próximos.
Na ilha Terceira, foram diagnosticados dois homens, de 17 e 24 anos de idade, contactos próximos de alto risco de um caso positivo reportado Terça-feira, mantendo-se em curso os procedimentos para identificação, testagem e vigilância de contactos próximos. Assim, a Autoridade de Saúde refere que irá proceder a testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 a todos os contactos próximos de alto risco do indivíduo de 17 anos, incluindo os elementos da respectiva turma, no estabelecimento de ensino de Angra do Heroísmo por este frequentado, que se encontram já em isolamento profilático.
Estes fazem parte de uma turma e professores da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, que está a cumprir isolamneto, devido ao facto de um dos alunos ter estado em contacto próximo com um doente de Covid-19. A Também na Terceira, a Autoridade de Saúde Regional, na sequência de terem sido diagnosticados dois casos positivos de Covid-19 associados ao Restaurante Beira-Mar, na freguesia de São Mateus, na ilha Terceira, está a proceder à identificação e testagem de todos os contactos próximos para despiste do SARS-CoV-2.
Nesse sentido, a Autoridade de Saúde Regional solicita a quem tenha frequentado este restaurante nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), que contacte a Linha de Saúde Açores, através do número 808 24 60 24, com vista à realização de teste de despiste ao novo coronavírus.
Além disso, a Autoridade de Saúde Regional solicita a quem frequentou o restaurante que adopte todas as medidas de prevenção, nomeadamente o isolamento profilático.
Informa-se ainda que dois casos positivos reportados terça-feira, referentes a um indivíduo do sexo masculino, de 24 anos, na ilha de São Miguel, e a um indivíduo do sexo masculino, de 44 anos, na ilha Terceira, apresentaram documentação comprovativa de infecção e posterior recuperação, pelo que deixam de ser considerados activos na Região.
Acresce referir que um caso positivo também reportado terça-feira, respeitante a uma mulher, de 42 anos, na ilha do Faial, saiu da Região à revelia das autoridades, estando a Autoridade de Saúde Concelhia a desenvolver os procedimentos para o seu acompanhamento no exterior.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima