UAc lança incubadora para promover a inovação nas empresas dos Açores

A Universidade dos Açores vai lançar amanhã uma incubadorade empresas  para promover a inovação nas empresas do arquipélago.
 “O tecido económico dos Açores necessita como nunca de inovação”, afirma a pró-reitora Sandra Dias Faria. 
A incubadora de empresas da Universidade dos Açores – InUAc nasce com o objectivo de criar soluções inovadoras que permitam que o arquipélago ultrapasse mais rapidamente a crise que está a viver devido à diminuição da atividade económica provocada pela Covid-19. No seu lançamento – que irá ocorrer na próxima quarta-feira, dia 11 – a pró-reitora para a Inovação e Empreendedorismo da UAc, Sandra Dias Faria, irá defender o potencial de mudança que esta unidade representa para a dinamização e requalificação da economia da região nos anos pós-pandemia.
“O tecido económico dos Açores necessita como nunca de inovação, tanto para diversificar e aumentar os seus produtos e serviços, como para qualificar as ofertas que apresentará ao mercado quando este recuperar da crise imposta pela Covid-19”, afirma Sandra Dias Faria, citada numa nota à imprensa.
 Segundo a pró-reitora,“ a InUAc constitui-se como um contributo decisivo não só para a estratégia de requalificação da universidade – que quer aproximar-se do tecido empresarial – como de todo o arquipélago: quando o mercado retomar o seu fluxo normal, quem tiver implementado novas soluções para o seu negócio terá maiores vantagens na retoma”. 
Após o lançamento da InUAc, o arquipélago dos Açores contará com três novos polos de incubação – em São Miguel, Terceira e Faial - para a cooperação entre ilhas no desenvolvimento do ecossistema empreendedor açoriano: “Queremos contribuir para desenvolver e melhorar produtos das empresas, numa entreajuda com os centros de investigação e laboratórios, com a comunidade universitária e local, e com as outras incubadoras dos Açores”, afirma Sandra Dias Faria.
Transferência de conhecimento: transformar ciência em negócio
A InUAc vai capacitar investigadores, professores, alunos e comunidade em geral, para a criação de novas ideias e soluções que consigam responder às necessidades reais das empresas. “A inovação e a tecnologia são transversais e cruciais em todo este projeto”, explica Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, empresa de dinamização de incubadoras e parceira da UAc. “Há uma forte preocupação em transferir o conhecimento gerado na universidade para as empresas que já estão no mercado e com alguma dimensão. A isto chamamos transferência de conhecimento”.
Segundo Sandra Dias Faria, transformar a investigação e o conhecimento científico em negócio, assim como a dispersão geográfica de oportunidades, são algumas das propostas que a Universidade dos Açores quer apresentar para estabelecer uma relação de proximidade com as empresas do arquipélago. A InUAc irá integrar um conjunto de serviços de apoio para articular a ligação entre a própria universidade e o mundo empresarial, apresentando e desenvolvendo ideias e projectos de negócios. “É mais do que uma incubadora ‘física’; ela vai estar onde os empreendedores estiverem, independentemente das ilhas, e tanto pode estar num campo agrícola ou numa produção bovina, como numa zona industrial. É isso que diferencia este projecto”, afirma Luís Matos Martins.
O lançamento da incubadora de empresas da Universidade dos Açores irá ser transmitido online, no dia 11 de novembro, às 11:00, e contará com as participações do reitor da Universidade dos Açores, João Luís Roque Baptista Gaspar, a pró-reitora Sandra Dias Faria, Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, e Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4You, citado também em nota de imprensa enviada às redacções.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima