Campeonato de Futebol dos Açores

Oitava jornada já não se realiza no próximo fim-de-semana

A Associação de Futebol da Horta (AFH), que no quadro vigente de rotatividade é responsável pela organização da presente edição do Campeonato de Futebol dos Açores, temporada 2020/2021, decidiu adiar 8.ª jornada da competição que estava programada para ocorrer no próximo fim-de-semana.
Através de comunicado, a AFH releva que a decisão foi tomada “apesar das orientações do Conselho do Governo, da Autoridade de Saúde Regional e da Direção Regional do Desporto autorizarem a continuidade da actividade de treino e competição na Região Autónoma dos Açores”.
A AFH ponderou, mas acabou por ceder por sentir, que a grande “parte dos clubes participantes no Campeonato de Futebol dos Açores” manifestava “enorme preocupação e dificuldade em conseguir manter a actividade por dificuldades relacionadas com a dispensa de jogadores por parte das entidades patronais”.
Por outro lado, apenas dois dos dez clubes manifestaram a intenção de o campeonato prosseguir e seis árbitros e árbitros assistentes pediram dispensa por não se sentirem confortáveis em viajarem e arbitrarem os jogos que estavam previstos para o próximo fim-de-semana.
A preocupação de dirigentes da maioria dos clubes deve-se à evolução e à expansão dos contágios pelo novo coronavírus, principalmente na ilha de São Miguel.
“Existindo um clima de pânico instalado em grande parte dos clubes participantes no CFA (praticantes, não praticantes e famílias) e ouvidas as congéneres de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada”, a AFH, organizada principal da competição, ao abrigo do regulamento do CFA determinou “o adiamento da oitava jornada para data a definir”.  
Para o próximo fim-de-semana estavam previstos os seguintes jogos da 8.ª jornada: Fayal Sport - Marítimo Graciosa; Vitória do Pico – Santiago; Guadalupe - Boavista Ribeirinha; Lusitânia - São Roque; Operário – Angrense.
A classificação está assim ordenada: 1.º Angrense, 14 pontos; 2.º Operário, 13 (-2 jogos); 3.º Lusitânia, 13; 4.º Boavista Ribeirinha, 12; 5.º São Roque, 11; 6.º Guadalupe, 9; 7.º Vitória do Pico, 9; 8.º Marítimo Graciosa, 4 (-1 jogo); 9.º Santiago, 4 (-1 jogo); 10.º Fayal Sport, 1 ponto.
Entretanto, a Autoridade de Saúde Regional informou ontem que foram diagnosticados 38 casos positivos de COVID-19, dos quais 27 na ilha de São Miguel e 11 na ilha Terceira.
São Miguel tem agora 185 casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, 31 na ilha Terceira, seis na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico, dois na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.
 

Outras actividades canceladas

Depois do futebol, a Associação de Futebol de Ponta Delgada informou ontem que deliberou suspender temporariamente todas as actividades de treino e de competição oficial de futsal local e de promoção, de todos os escalões/género.
A decisão da direcção da entidade associativa surge na sequência da actual situação sanitária, devido à pandemia da Covid-19, sendo que a mesma será semanalmente reavaliada.
Deste modo, estão suspensas as actividades nos seguintes escalões/género:
Seniores masculinos, Seniores femininos, Seniores misto-adaptado, Juniores masculinos, Juvenis femininos, Iniciados masculinos, Infantis, Benjamins e Traquinas.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima