Câmara da Lagoa promove concurso de presépios com alterações devido à Covid e lança projecto Éduca

A Câmara Municipal de Lagoa irá promover a 30º edição do concurso de presépios como já é tradição na quadra natalícia, mas com alterações. Assim sendo, todos os procedimentos, desde a inscrição até à sua validação, serão efectuados via online, sem necessidade de deslocação e interação entre os participantes e a edilidade. Todos os interessados em participar no concurso deverão proceder à sua inscrição, até ao dia 17 de Dezembro De salientar que, os presépios concorrentes serão avaliados, simultaneamente, pelo júri nomeado e pelo público, sendo a avaliação efectuada com base nas fotografias enviadas pelos participantes, nas diversas classes, nomeadamente: Classe I para pessoas singulares; Classe II para as escolas, jardins de infância, creches, Ateliers de Tempos Livres e catequeses do concelho e Classe III, para as instituições públicas ou privadas.
Desse modo, o júri nomeado será composto por um representante da Câmara Municipal de Lagoa, enquanto Presidente de júri, que terá direito a voto de qualidade em caso de empate e dos vogais, que serão representados por um elemento do Departamento Municipal da Educação e Cultura; uma pessoa da Ouvidoria da Lagoa; um representante do Grupo de Professores de Educação Visual – a designar pela Escola Básica e Integrada de Água de Pau; e por um artesão com Carta de Unidade Produtiva na arte bonecreira do concelho de Lagoa.
A avaliação do público decorrerá de 23 a 30 de dezembro, por votação online, no portal da autarquia e corresponde a um total de 50 pontos para o presépio mais votado em cada uma das categorias e classes. Já cada membro do júri avaliará cada um dos presépios a concurso, com uma pontuação geral de 1 a 10.
Serão atribuídos, nas duas categorias, de acordo com as classes, diversos prémios, sendo, para a classe I, o valor de 200 euros para o primeiro classificado, 100 euros para o segundo lugar e 50 euros para o terceiro. Já na classe II, o primeiro classificado ganhará 200 euros, o segundo lugar vence uma caderneta familiar por aluno/turma para as piscinas municipais e a terceira posição, uma visita de turma a um equipamento lúdico pedagógico, que inclui entrada, transporte e lanche. Finalmente, na classe III, serão entregues 200 euros ao primeiro classificado, seguindo-se de um prémio de 100 euros e para o terceiro lugar, 50 euros, sendo que, todos os concorrentes receberão um certificado de participação.
O autor do presépio vencedor na categoria tradicional, classe I – Pessoas Singulares, assume o compromisso de expor ao público o seu trabalho, no convento de Santo António, na época natalícia do ano seguinte à sua vitória.

Câmara promove projecto Éduca
A Câmara Municipal de Lagoa está a realizar, pela primeira vez, o projecto Natal do Éduca, direcionado à comunidade local e escolar, por forma a promover o entretenimento, o conhecimento das tradições e a educação não formal, no âmbito da época natalícia. Este projeto divide-se em duas ações, sendo que a primeira visa a participação de todas as escolas do concelho, que incluam turmas do 3.º e 4.º ano de escolaridade, através do concurso do Conto de Natal do Éduca, e uma segunda que passa pelo lançamento de diversos desafios natalícios destinados a um público infantojuvenil e ao entretenimento das famílias lagoenses nesta quadra festiva. Desta feita, todas as escolas interessadas em participar, deverão submeter o seu Conto de Natal, até ao dia 11 de dezembro
Por seu turno, nos dias 1, 4, 7 e 10 de Dezembro, serão lançados, nas plataformas digitais da edilidade, quadro desafios destinados às famílias lagoenses, em que cada participante irá receber um kit inspirado no Natal do Éduca, composto por uma mochila; um estojo; um caderno; um lápis; um conjunto de etiquetas, e uma bola de natal. O primeiro desafio consiste na decoração de um bolo de Natal, em pasta de açúcar, seguindo-se de decorações para a árvore de Natal, com o auxílio de pasta de moldar. A terceira actividade passa pela construção de luzes de Natal, em cartolina. Já a última iniciativa proposta à comunidade, é a realização de um boneco de neve aromático. São admitidos a participar na iniciativa intitulada #educalagoa, apenas, famílias residentes no concelho, sendo que, os participantes deverão realizar os quatro desafios divulgados. O comprovativo da execução de todas as actividades, em formato de fotografia ou vídeo, que demonstre a versão realizada pelas famílias, deverá ser enviado, até ao dia 16 de Dezembro,

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima