Projecto de empresa instalada na Terceira foi aprovado pela ESA para desenvolver aplicação SOILRISK

A Eyecon Group, empresa instalada no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, que fornece dados relevantes e soluções de software personalizadas para empresas, recebeu a aprovação por parte da ESA - Agência Espacial Europeia para desenvolver a aplicação SOILRISK, na área do cálculo e detecção automática de deslizamento de terra e taludes.
SOILRISK é uma aplicação que fornece dados abrangentes de risco do solo, que incluem índice de risco de deslizamento e subsidência, tipo de solo, humidade e vegetação. A necessidade crescente de estabelecer novas conexões ou renovar as já existentes para acomodar o tráfego atual de e para as comunidades rurais, foi a oportunidade de mercado detetada pela Eyecon, depois de dois anos de diálogo com as autarquias locais dos Açores e concessionárias internacionais de estradas e construtoras multinacionais. “Ao usar dados de satélite para detetar deslizamentos iminentes, esta aplicação também pode ter interesse para outras entidades parceiras do projeto como a ESA, o AIR Centre e o próprio TERINOV, onde estamos instalados”, conforme as palavras do ceo da Eyecon, Miguel Correia que acrescenta “entidades responsáveis pelo planeamento e manutenção de estradas, empresas de engenharia e construtoras podem também ser potenciais utilizadores desta aplicação”.
Na prática, a aplicação SOILRISK pretende apoiar a manutenção de estradas em áreas rurais, através do fornecimento de dados bimestrais de subsidência (declives) e índice de vegetação (margens da estrada) a cada 10 dias, de forma automatizada.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima