Novo Governo de José Manuel Bolieiro

O Presidente do Governo dos Açores indigitado, José Manuel Cabral Dias Bolieiro é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Desempenhou as funções de assessor nos governos de Mota Amaral.

Foi presidente do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa Regional.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada de 2012 a 2020.

Neste período foi Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada, Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, membro da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 

Artur Lima, Vice-presidente

 

Artur Lima vai assumir as funções de Vice-presidente do Governo dos Açores presidido por José Manuel Bolieiro que toma posse Terça-feira na Assembleia Legislativa Regional.

Nas eleições legislativas regionais de 25 de Outubro de 2020 foi eleito deputado à Assembleia Legislativa Regional pelo CDS/PP.

Tornou-se deputado eleito pela Terceira na Assembleia Legislativa Regional dos Açores em 2008, eleito pelo CDS-PP. Nas eleições legislativas de regionais de 2016 voltou a ser reeleito deputado, cargo para que foi agora novamente eleito.

Foi Conselheiro Municipal da Câmara Municipal da Praia da Vitória, entre 2000 e 2001, e mais uma vez após Outubro de 2005. [2]

É licenciado em Medicina Dentária pela Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Direito Médico, pela Universidade de Coimbra.

 

Mário  Mota Borges nos Transportes

 

Mário Mota Borges, engenheiro civil, vai ser o Secretário dos Transportes, Turismo e Energia no novo Governo.

 

 

 

Bastos e Silva nas Finanças

 

Joaquim Bastos e Silva, engenheiro civil de profissão, vai ser o novo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Entre os anos de 1993 e 1995 já desempenhou as funções de Secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Entre 1990 e 1993 foi Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Electricidade dos Açores.

Foi Director Regional da Habitação, Urbanismo e Ambiente entre 1985 e 1987.

Exerceu as funções de Docente de Matemática na Universidade dos Açores de 1980 a 1990. Nos últimos dois anos da docência, foi Director do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores.

Entre 1995 e 2005 foi administrador do Grupo Bensaude, integrando diversos Conselhos de Administração. Nesse grupo empresarial, exerceu as funções de Presidente da Mesa do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

É administrador não executivo da Azoris Hotéis desde 2016.

 

Ana Carvalho nas Obras Públicas

 

Ana Carvalho, engenheira civil de profissão, vai ser a nova Secretária das Obras Públicas, um departamento governamental que vai congregar todas as obras executadas pelo Executivo, incluindo o sector da habitação, com excepção dos portos que continuam a cargo da empresa pública Portos dos Açores. Fica também com a pasta das Cmunicações.

Ana Carvalho há sete anos e cinco meses que é Técnica Superior da Secção Regional do Tribunal de Contas, onde entrou em Julho de 2013.

Entre Janeiro de 1990 e Junho e 2013 foi técnica superior da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

De Abril de 1991 a Julho de 1996 foi Directora Regional da Habitação e Directora Regional de Ordenamento do Território e Recursos Hídricos.

Ao longo deste período em que foi Directora Regional, Ana Carvalho dirigiu a implementação das medidas de apoio à construção, aquisição e recuperação de habitação, preconizadas no programa do Governo dos Açores de então.

Dirigiu também e implementou as medidas de ordenamento de território e de recursos hídricos preconizadas no programa do Executivo açoriano.

Entre Agosto de 1979 e Janeiro de 1990 foi técnica superior e chefe de divisão na empresa Portugal Telecom.

 

Clélio Meneses na Saúde e Desporto

 

Clélio de Meneses, novo Secretário Regional da Saúde, é advogado de profissão, e foi deputado na Assembleia Legislativa dos Açores nas VII e VIII Legislaturas (2000-2004 e 2004- 2008). Foi presidente do Grupo Parlamentar do PSD desde Novembro de 2004.  Foi Relator da Comissão de Política Geral, a que passou a presidir a partir de Janeiro de 2003 até Novembro de 2004.

Foi Secretário da Direcção do Grupo Parlamentar até Janeiro de 2001 e Vice-Presidente até Novembro de 2004; No âmbito do Parlamento açoriano, foi Membro do Grupo de Ligação Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Foi Presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória nos mandatos 1997-2001 e 2001-2004.

É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em Julho de 1993 e tem a frequência de curso de Pós-Graduação em Direito Regional da Universidade dos Açores.

 

Duarte Freitas na Juventude,

Qualificação Profissional e Emprego

 

Duarte Freitas, licenciado em Organização e Gestão de Empresas. é  novo Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

 

António Ventura na Agricultura

 

António Lima Cardoso Ventura, engenheiro zootécnico de profissão com Mestrado em Tecnologia Leiteira, vai ser o novo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

É deputado à Assembleia da República, onde pertenceu à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas; à Comissão de Orçamento e Finanças [Suplente]; à Comissão de Agricultura e Mar [Vice-Presidente]; à Comissão de Cultura e Comunicação [Suplente]; e ao Grupo de Trabalho - Valorização de Produtos Agro-alimentares em Portugal.

 

Sofia Ribeiro na Educação

 

Sofia Ribeiro, professora de profissão, é a nova Secretária da Educação. Foi deputada eleita pelo PSD/Açores ao Parlamento Europeu, onde assumiu funções em algumas comissões parlamentares. Exerceu, durante vários anos, funções de sindicalista.

 

Manuel São João no Mar e Pescas

 

Indicado pelo PPM, está também confirmado que Manuel Humberto Lopes São João, advogado de profissão a viver na Horta, vai ser o novo Secretário Regional dosMar e das Pescas.

 

Alonso Miguel no Ambiente

e Alterações Climáticas

 

Alonso Teixeira Miguel, é o novo Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Natural da ilha Terceira, o novo governante é mestrado  e doutoramento em engenharia do ambiente.

Foi deputado pelo CDS/PP à Assembleia LEgislativa Regional.

 

Susete Amaro na Cultura, Ciência

e Transicção Digital

 

 Susete Paula de Oliveira Peixoto Amaro é a nova Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transicção Digital. A nova governante é licenciada em Organização e Gestão de Empresas.

 

Faria e Castro Subsecretário Regional

da Presidência

 

Por sua vez, Pedro Faria e Castro, quadro da função pública e professor convidado da Universidade dos Açores, vai ser o novo Subsecretário Regional da Presidência.

Tem experiência partidária e chegou a ser Secretário-Geral do PSD/A.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima