Diocese cede Clínica do Bom Jesus e Palácio de Sta. Catarina em Angra para apoiar doentes não Covid-19

A Diocese de Angra e o Governo Regional dos Açores assinaram um protocolo em que a Igreja cede às estruturas regionais de saúde, até Junho de 2021, o Palácio de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, para a instalação de uma enfermaria de apoio a doentes não Covid. Além deste espaço, a Diocese disponibilizou igualmente a Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada, para o apoio complementar ao Serviço Regional de Saúde, bem como o Centro Pastoral Pio XII, também em Ponta Delgada, sobretudo para alojamento de profissionais de saúde e outros profissionais que estejam na linha da frente do combate a esta pandemia. O imóvel, que a Diocese utiliza habitualmente para retiros e eventos que impliquem alojamento, está agora a ser intervencionado, com pequenas reparações e obras de adaptação para ser utilizado pelos serviços de saúde em caso de necessidade de libertação de camas no hospital do Santo Espírito para internar doentes com Covid-19.
A cedência, além de se inserir no esforço da Igreja para o apoio a quem está na linha da frente da luta contra esta pandemia, visa a criação de um espaço de internamento para doentes que não necessitem de cuidados e terapêuticas diferenciadas.
De acordo com o protocolo, a Secretaria Regional da Saúde poderá ocupar todo o espaço do palácio de Santa Catarina, em Angra.
Esta cedência por parte da Igreja açoriana já tinha sido feita durante a primeira fase da pandemia, mas nunca foi accionada dado que a situação esteve mais controlada.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima