Faleciento

Vicente Borges de Sousa

Faleceu o empresário Vicente Borges de Sousa. Nascido e criado no mundo dos negócios, estudou na Suíça, e quando regressou a São Miguel decidiu integrar os negócios da família, tornando-se sócio da firma A. C. Cymbron, em 1957. A firma cresceu ao longo dos anos e em determinada altura dividiu os negócios por duas empresas, ficando uma com a área dos combustíveis e outra com os restantes, entre os quais estava a área do turismo. Vicente Borges de Sousa integrou como accionista o núcleo fundador da Investaçor, e foi administrador da Sociedade, que adquiriu hotéis na Terceira e no Faial, e mais tarde construiu o Royal Garden ,em São Miguel.
Vicente Borges de Sousa foi um grande empreendedor, e uma pessoa sempre pronta a ajudar quem precisava. Era assim nos negócios e também como cidadão. Foi militante do PSD/A e em dada altura foi um militante participativo.
Como empresário ligado à área dos combustíveis, em 1980, quando a Região sofria rupturas constantes e prolongadas no abastecimento de gás, Vicente Borges de Sousa foi determinante, como sócio e administrador da SAAGA, fazendo com que a accionista Petrogal, investisse nas taras que escasseavam e eram insuficientes para as necessidades dos consumidores, contribuindo desse modo para a regularização do abastecimento em todas as ilhas.
Vicente Borges de Sousa era amigo do seu amigo, conservava a amizade acima de tudo e por isso considerava-a um dos bens não transaccionáveis. Era um bom conversador. 
A 12 de Janeiro de 2019 Vicente Borges de Sousa participou na celebração dos 70 anos do seu grupo empresarial e em entrevista concedida ao Correio dos Açores fez um retrato do percurso das empresas que integrou e fez crescer, fruto do trabalho de quatro gerações de uma família unida nos negócios de gás, combustíveis, entre outros.
Em 2015, Vicente Borges Sousa foi distinguido como o Prémio nacional de “Envelhecimento Ativo 2015” na categoria de Família e Comunidade, pela sua sensibilidade social como Presidente do Conselho de Administração da empresa A.C. Cymbron.
Vicente Borges de Sousa faleceu ontem na sua residência, aos 86 anos de idade. Era casado com Maria Luísa da Rocha Moniz Borges de Sousa.
Era pai de Sónia Passos de Barros Borges de Sousa, casada com Alfredo Gago da Câmara, e de Vicente Passos de Barros Borges de Sousa, já falecido. Deixa ainda dois netos, Carolina Borges de Sousa e Brito, casada com André Sousa Esteve e Diogo Borges de Sousa Mota Melo. 
O seu funeral realiza-se hoje após missa de corpo presente às 15 horas na Igreja de São José, seguindo depois para o cemitério de São Joaquim.
O Jornal Correio dos Açores, na pessoa do seu Director e amigo Américo Natalino Viveiros apresenta a toda a família enlutada as mais sentidas condolências.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima