Proporcionar um Natal acolhedor a quem mais precisa

Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande distribuiu 560 cabazes para famílias do concelho que mais precisam

A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande anunciou que já distribuiu 560 cabazes de bens alimentares essenciais por várias famílias da área do concelho, onde incide a sua atividade benemérita, ou seja as que residem entre a freguesia da Ribeirinha e a das Calhetas, passando pela cidade, Pico da Pedra e Rabo de Peixe.
De destacar que esta entrega de cabazes visa atribuir bens alimentares e doces próprios da época natalícia a famílias com carências socioeconómicas, bem como aos seus utentes idosos e, bem assim, aos que recorrem à cantina social, sendo certo que todas estas situações não fazem parte dos que usufruem do Banco Alimentar Europeu que a Santa Casa tem a incumbência de distribuir mensalmente.
Os cabazes já entregues nas moradias de cada família contemplada, nesta altura do ano em que a pandemia de Covid 19 tem atingido de forma particularmente intensa neste Concelho, visam proporcionar aos que mais necessitam um natal mais acolhedor, e é uma forma de contribuir para uma consoada de alegria, proporcionando, assim, um convívio e conforto fraterno, à semelhança do que acontecer nos lares açorianos.  A decisão da Mesa Administrativa de continuar com esta tradição de distribuir cabazes nesta altura do ano pretende ser um complemento ao apoio que vem prestando durante todo o ano às pessoas que residam na área da sua intervenção e que recorrem às ajudas desta Misericórdia.

 

Natal idosos em segurança

 

Apesar da pandemia, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande promoveu, mais uma vez, a festa de Natal com os idosos, um momento sempre muito aguardado durante o ano, cujo convívio este ano de forma muito restrita, tendo em vista a segurança que importa preservar, a bem da saúde de todos. Contudo, o ambiente de alegria foi o mesmo onde o perfume desta quadra esteve bem patente na decoração natalícia, esmeradamente preparada por utentes e funcionários.
A eucaristia de Natal foi celebrada pelo Capelão da Misericórdia, Padre Manuel Galvão, e muito bem animada com cânticos tradicionais, pelo Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, tendo constituído para os idosos um momento muito emotivo.
O almoço foi muito animado, onde não faltaram as músicas preparadas pelos utentes, numa entrega entusiástica que encantou pela simplicidade da interpretação. Um vídeo com a mensagem “O Natal está dentro de nós”, dos idosos do Centro de Convívio marcou o convívio e onde se sublinhou que a pandemia parou o Mundo, mas proporcionou outras formas de estar e de ouvir mais os outros.
De acordo com a mensagem, no dia a dia, um novo vocabulário entrou na vida de cada um, como distanciamento, máscara e gel desinfetante. Este ano o Natal está diferente: as mãos aquecem-se sem se tocar; os lábios beijam-se com os olhares e os abraços são sentidos com o coração. Separaram-se fisicamente avós de netos, pais de filhos e jovens de idosos. O amor tornou-se virtual com a ajuda das ferramentas digitais.
Mas ainda há amor e o Mundo precisa de paz e de amor. Este ano, o nosso pedido ao Menino Jesus é que haja esperança para acreditar que o amanhã será melhor do que o dia de hoje; saúde para permanecer de pé sobre os nossos pés; gratidão para agradecer quem esteve lá quando mais precisamos; fé para caminhar na escuridão, na certeza que Alguém nos protege e guia os nossos passos; amor para que a paz pinte alegremente o mundo todos os 365 dias do ano; e Deus para nos lembrar que tudo é passageiro e que somente o amor de Deus é eterno. Com muita alegria, esta festa foi bem vivida com muita solidariedade, proporcionando-se uma belíssima ocasião de animação, constituindo um momento especial para os utentes, celebrando-se, assim, esta festa num verdadeiro espírito natalício.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima