9 de janeiro de 2021

Ciclo de concertos com balanço positivo em Ponta Delgada

 O ciclo de concertos online, integrado no Programa de Natal 2020 da Câmara Municipal de Ponta Delgada, envolveu uma centena e meia de músicos e técnicos e foi seguido, nas redes sociais da autarquia, por mais de 5 000 pessoas. O balanço da iniciativa é, naturalmente, bastante positivo. A iniciativa teve como principal objectivo apoiar os artistas e técnicos locais, como resposta aos efeitos da pandemia no sector cultural, estando integrada numa estratégia mais ampla e com um elenco vasto de medidas de apoio às famílias e empresas. Os concertos online são o resultado do esforço permanente da autarquia para promover a actividade cultural em tempo de pandemia, e face às limitações que daí decorrem, a que prontamente responderam as associações musicais e músicos do concelho. Esta preocupação da autarquia com a promoção e diversificação da oferta cultural, mesmo num tempo de excepção como o que estamos a viver e que nos obriga a reinventar, dá bem nota da importância estratégica da Cultura na política da autarquia.  Foram cinco concertos pautados por uma elevada qualidade artística e com uma adesão bastante significativa.
Recorde-se que a 13 de Dezembro foi transmitido nas redes sociais, no canal do Youtube e no portal da Câmara Municipal de Ponta Delgada o concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada. Um evento com produção da Quadrivium - Associação Artística e marcado pelo regresso do maestro Marco Ferreira e pela estreia da cravista italiana Cristiana Spadaro, intérprete ímpar no panorama musical açoriano. Um evento que envolveu 35 músicos, 1 solista e 1 maestro e 7 técnicos.  
No dia 20 de Dezembro, a Câmara Municipal de Ponta Delgada transmitiu um outro concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada que, sob a direcção musical de Marco Ferreira, apresentou a Sinfonia n.º 25 de Wolfgang Amadeus Mozart - uma das suas obras mais conhecidas e aclamadas. Um evento que também envolveu 35 músicos, 1 solista e 1 maestro e 7 técnicos.  
No dia de Natal, o Coral de São José apresentou os “Clássicos de Natal”, um evento anual que possibilita ao público usufruir de um programa sinfónico de Natal equiparado aos que se produzem nos grandes centros urbanos. Este ano, devido ao surto pandémico da Covid-19, o Coral de São José converteu aquele que seria um cartaz atractivo para o grande público, numa versão online, feita em segurança, mas que não perdeu a sua essência e propósito: levar cultura ao grande público e às famílias. Um concerto que envolveu 38 cantores, 2 solistas, 1 maestro, 1 pianista  e 6 técnicos.
No dia 27, a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada estreou-se em formato digital com um programa alusivo à quadra do Natal.  
No dia 1 de Janeiro do presente ano, estreou-se online o Atlantic Brass Five, que é um quinteto de metais da Quadrivium – Associação Artística constituído por 35 músicos, 1 solista e 1 maestro e 7 técnicos.  

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima