Dados de Dezembro de 2020

Levantamentos em caixas automáticas diminuem 6,4 % em comparação com o mesmo mês de 2019

 O Serviço Regional de Estatística dos Açores divulgou os dados relativos aos Movimentos em terminais de pagamento automático (TPA) e em caixas automáticas (CA) dos Açores realizados no mês de Dezembro de 2020.   
Se no caso dos movimentos em TPA verifica-se um aumento de 3,5% comparativamente com o mesmo período do ano anterior, no caso dos levantamentos em caixas automáticas a tendência é inversa, registando-se uma diminuição de 6,4%. Assim, na região, as compras realizadas através de cartões bancários em TPA atingiram no mês de Dezembro um montante total de 111,7 milhões de euros sendo que, deste valor, 108,8 milhões de euros correspondem a compras efectuadas com cartões de bancos nacionais, (representando um acréscimo de 5,8%) e 2,9 milhões de euros dizem respeito a compras com cartões de bancos internacionais. Este último valor é 43,3% inferior ao que se registou no período homólogo do ano anterior. Já os pagamentos de serviços realizados neste mês por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1,2 milhões de euros, mais 2% do que no mesmo período de 2019.
No último trimestre do ano de 2020, as compras efectuadas utilizando cartões bancários em TPA foram de 303,8 milhões de euros, representando um aumento de 3,5% comparativamente com período homólogo do ano anterior.
Analisando os totais do ano de 2020, verifica-se um abaixamento, de 6,3%, nas compras realizadas com recurso a cartões bancários em TPA.
No caso dos levantamentos efectuados nas caixas automáticas (CA) estes atingiram, em Dezembro de 2020, um montante total de 50,9 milhões de euros, menos 6,4% do que no ano anterior. Deste valor total, 49,6 milhões de euros dizem respeito a levantamentos nacionais (-5,4%) e 1,3 milhões a levantamentos internacionais sendo que neste caso, este montante representa uma quebra de 33,7% comparativamente com o período homólogo do ano anterior. Por outro lado, os pagamentos de serviços em CA realizados em Dezembro de 2020 ascenderam a de 8,2 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 2,7%.
Relativamente aos últimos três meses de 2020, foram levantados nas caixas automáticas 142,4 milhões de euros, menos 8,1% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Fazendo a análise aos valores acumulados durante todo o ano de 2020, verifica-se uma variação homóloga negativa de 14,4 por cento.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima