Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor

 O nome foi aprovado em Conselho de Governo e deverá ser confirmado pelo Parlamento Regional já na próxima semana. Catarina de Lacerda Martins conhece bem a empresa pois há 26 anos que faz parte dos quadros da empresa pública que gere as lotas dos Açores. Simão Neves deve ser o vogal do Conselho de Administração. No dia em que se sabe os novos nomes que vão gerir a Lotaçor, sabe-se que os membros do anterior Conselho de Administração apresentou baixa médica e não está ao serviço.

Já é conhecido o nome da nova Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, que deve ser agora ouvida no Parlamento Regional para assumir funções. Catarina de Lacerda Martins, tem 48 anos, é natural de Ponta Delgada, e substitui agora Cíntia Machado na presidência da empresa pública que gere as lotas dos Açores.
O nome de Catarina de Lacerda Martins foi confirmado ao Correio dos Açores pelo Gabinete do Secretário Regional das Pescas, que indica que vão agora seguir os trâmites legais da nova nomeação aprovada em Conselho de Governo, nomeadamente com indicação por parte do Executivo ao Parlamento. Depois, a nova Administração indigitada será ouvida pelo Parlamento, possivelmente já na próxima semana, que dará parecer ao novo Conselho de Administração que será formalmente eleito.
Catarina de Lacerda Martins conhece bem a Lotaçor, já que há 26 anos que é quadro superior da empresa pública, onde já desempenhou vários cargos sendo até ao momento Técnica Superior na área do Controlo de Gestão. Foi entre 1995 e 2000 assessora do Conselho de Administração, passando a ser vogal do Conselho de Administração entre 2000 e 2005. Nesse mesmo ano passa a ocupar o cargo de Directora de Serviços Administrativos e Financeiros. Desde 2011 que exerce na empresa o cargo de técnica superior na área do Controlo de Gestão.
Além da Lotaçor, Catarina de Lacerda Martins foi Administradora não executiva da Cofaco Açores - Indústria de Conservas, SA, entre Janeiro a Novembro de 2002, por inerência da participação de 20%, da Lotaçor no capital daquela conserveira.
Entre Fevereiro de 2008 e Fevereiro de 2011 esteve em comissão de serviço na AtlânticoLine, enquanto Directora Financeira.
A nova Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor é desde Abril de 2017 dirigente sindical, pertencendo ao Sindicato da Marinha Mercante, Agências de Viagem, Transitários e Pesca. É também Presidente do Conselho Fiscal da União de Sindicatos de São Miguel e Santa Maria, desde Dezembro de 2019, e fez ainda parte do grupo de trabalho responsável pela candidatura do Grupo de Acção Local Pescas, para as ilhas de São Miguel e Santa Maria – Mar Açores Oriental (2016-2018). Neste sentido é membro do Conselho Fiscal desta mesma Associação Mar Açores Oriental desde Outubro de 2017.
Além de Catarina de Lacerda Martins, o Correio dos Açores sabe que Simão Neves é um dos nomes apontados para vogal do Conselho de Administração da Lotaçor.
O Correio dos Açores sabe que os dois membros do ainda Conselho de Administração da empresa que gere as lotas dos Açores – Cíntia Machado e Rúben Farias – apresentaram certificado de incapacidade temporária para o trabalho, não estando ao serviço. No entanto, a tutela já garantiu que a empresa não pára enquanto não é aprovado novo Conselho de Administração.
                                                     
                                                  

 

Print
Autor: Carla Dias

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima