Câmara de Ponta Delgada estreia projecto “Histórias com Banda Sonora”

“Histórias com Banda Sonora”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada para apoiar empresas, músicos e técnicos do Concelho num tempo de pandemia difícil também para o sector da Cultura, estreia já na Segunda-feira, 22 , às 16h00, na Internet. No total, são 10 programas de 45/50 minutos cada, transmitidos semanalmente às Segundas-feiras, às 16h00, até 26 de Abril, no canal da autarquia no Youtube (PDL TV), na página do Facebook, Instagram e no portal do Município (www.cm-pontadelgada.pt).
“Histórias com Banda Sonora” celebra a música, o percurso, a experiência e os testemunhos de bandas emblemáticas de Ponta Delgada que marcaram o panorama musical do concelho desde os anos 50 até hoje. A produção executiva está a cargo de José F. Andrade/Ruído Audiovisuais.
Com apresentação de Lena Goulart e Mário Jorge Pacheco, cada programa, gravado no Coliseu Micaelense, é dedicado a uma banda e homenageia uma personalidade selecionada pela produção executiva. Músicos e convidados levam ao palco da maior casa de espectáculos dos Açores sonoridades e relatos imperdíveis de outros tempos.
Paulo Mendes, vereador da Cultura, sublinha a relevância do projecto da autarquia “para a valorização do nosso património através de uma viagem no tempo, que é a essência de cada programa, que nos permite olhar para aquilo que nós somos reforçando, ao mesmo tempo, a nossa capacidade de sonhar e de nos projetarmos no futuro através da Cultura”. Face às contingências decorrentes da pandemia, o vereador reforça que “é nossa obrigação, enquanto município, fazer com que os nossos agentes culturais continuem a sua atividade e reinventar as actividades culturais de acordo com o atual contexto”.
O primeiro programa, que será disponibilizado na Internet às 16h00 da próxima Segunda-feira, tem como protagonistas “Os Académicos”. Victor Cruz é o homenageado.
No segundo “Histórias com Banda Sonora”, a emitir no dia 1 de março, os protagonistas são “Os Rebeldes” e o homenageado Pedro Andrade (Cenoura). No terceiro programa, a 8 de março, a banda convidada é Engle e a homenageada Djuta Bem-David.
Os Rimanço sobem ao palco do Coliseu no quarto programa, a 15 de Março, no qual será homenageado Hermínio Arruda. A 22 de Março, D.R.M serão os protagonistas do quinto programa que homenageia José Pracana.
No programa seis, a 29 de Março, actuam os Stress e Aguinaldo Almeida é o homenageado. O programa sete, a 5 de Abril, é dedicado aos 4-1, com homenagem a Teófilo Frazão. Os Passos Pesados são os protagonistas do programa oito, a 12 de Abril, e Osvaldo Medeiros o homenageado. Seguem-se Morbid Death, no penúltimo programa, a 19 de abril, com homenagem a João Martins “KIT”.
A 26 de Abril é emitido o décimo e último “Histórias com Banda Sonora”. Este programa irá combinar duas gerações recentes: Luís Barbosa, Raquel Dutra, Patrícia Ferreira, Sofia Lopes e Helena Oliveira são os protagonistas. Natália Correia é a homenageada.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima