Festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros

 A celebração quaresmal do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, promovida anualmente pela Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, terá lugar hoje, Domingo, pelas 16 horas, na Igreja do antigo convento de Nossa Senhora da Guadalupe, na cidade da Ribeira Grande.
No entanto, devido à pandemia, este ano não haverá a centenária procissão do Senhor Santo Cristo, igualmente conhecida como o Cristo da Coluna. Trata-se de um acto penitencial trazido para estas ilhas pelos franciscanos e que a Secular Ordem Terceira promovia outrora por todos os Açores afora.
A tradição manda que no primeiro Domingo da Quaresma se realize esta festa religiosa de cariz penitencial, que nos seus primórdios tinha lugar na Quarta-feira de cinzas, sendo a Ribeira Grande a única localidade na ilha de São Miguel ainda a celebrar este invulgar e piedoso acto religioso.
De acordo com Nelson Correia, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, a instituição tem tido a preocupação, mesmo neste tempo conturbado, de continuar a preservar esta celebração, dado que ela constitui um importante legado de um Património Cultural Imaterial que valoriza a cidade da Ribeira Grande e mesmo os Açores.
Desta vez, as cerimónias cingem-se apenas à celebração eucarística, que será transmitida pelos meios digitais da Câmara Municipal da Ribeira Grande, e nela não participarão, como era tradição, os devotos do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, mas apenas a Mesa Administrativa e um reduzido número de entidades convidadas, em cumprimento das restritivas normas de segurança emanadas pela Autoridade de Saúde. A eucaristia festiva será celebrada pelo capelão da Misericórdia, padre Manuel Galvão, e um pequeno coro litúrgico, sob a regência de Gilberto Silva, solenizará aquele acto litúrgico. No vetusto órgão de tubos, recentemente recuperado com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, estará o músico ribeiragrandense José António Garcia.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima