Ciclismo nos Açores em 2021

Volta a São Miguel a contar para o Nacional de Sub-23 com datas confirmadas de 22 e 24 de Maio

O número de competições que a Associação de Ciclismo dos Açores (ACA) pretende colocar no terreno em 2021 é para já uma incógnita, e vai depender em larga medida da evolução da pandemia da Covid-19, mas a entidade associativa está optimista que irá conseguir colocar em prática uma época desportiva que volte a colocar todos em sintonia, contrariando o actual sentimento de desmotivação que se sente junto dos clubes, agentes desportivos e sobretudo dos atletas.
O facto de o ciclismo ser uma vertente de cariz individual, sem contacto físico e que se realiza sempre em espaços ao ar livre, permite-lhes esse optimismo. No final de 2020 a ACA conseguiu demonstrar que é capaz de realizar eventos de ciclismo, cumprindo com as condições de segurança médico-sanitárias actualmente exigidas.
A principal alteração no calendário que está a ser preparada. Em relação aos anos anteriores, pretende-se programar o início das competições em Abril, contrapondo esse facto, arranque tardio, com uma maior concentração de eventos nos meses de Verão e início do Outono. Por exemplo, os campeonatos regionais de Junho/Julho passarão para os meses de Setembro/Outubro.
A actividade local será o “motor” de toda a actividade competitiva, com as competições regulares nas vertentes de XC, DH, Enduro, Maratonas, Encontros de Escolas e Estrada, na ilha São Miguel; nas vertentes de XC, Encontros de Escolas e Estrada, nas ilhas Terceira e Faial e Pico; nas vertentes de DH e Enduro, em Santa Maria. Entre as ilhas do Faial e Pico continuarão a existir competições partilhadas.
O Campeonato Regional de DHI será em São Miguel, assim como o Regional de XCO e Encontro Regional de Escolas de Ciclismo. Pela primeira vez irão ser organizados os Campeonatos Regionais de Estrada, que em princípio decorrerão na ilha do Pico. Pretende-se manter a chamada “Volta à Ilha", tanto na Terceira como no Faial/Pico. A Volta a São Miguel (Grande Prémio dos Açores) integra o Calendário Nacional Sub-23 e para já está agendada e é a única prova com datas confirmadas de 22 a 24 de Maio.
No que se refere às competições nacionais, pretende-se que os melhores atletas regionais tenham a oportunidade de competir e representar os Açores nos campeonatos nacionais, levando as comitivas açorianas aos nacionais de Estrada, XCO, DHI e Enduro.

Assembleia Geral Eleitoral
a 6 Março de 2021

As eleições para o quadriénio 2021-2024 da Associação de Ciclismo dos Açores foram agendadas pelo Presidente da Mesa Assembleia Geral da Associação de Ciclismo dos Açores, Francisco José Jorge Carreiro, para o dia 6 de Março, com vista à eleição dos novos corpos sociais.
As assembleias de voto, nos termos regulamentares, funcionarão nas três ilhas onde a Associação de Ciclismo dos Açores (ACA) tem representação oficial, entre as 14h00 e as 16h00. As listas candidatas serão aceites até sete dias antes do acto eleitoral, ou seja, até dia 27 de Fevereiro, devendo ser remetidas para o e-mail franciscocarreiro@carreiro.pt, com cópia para o e-mail da ACA, aca.acores@gmail.com.

Mário Miguel Marques
anuncia candidatura

Para a referida Assembleia Geral já foi apresentada, no dia 18 de Fevereiro, a candidatura de Mário Miguel Marques, que lidera uma candidatura independente, “mas abrangente, onde, com humildade teremos a obrigação de dar continuidade à evolução do ciclismo nos Açores numa ‘luta’ que se espera comum a todos”.
O agora candidato anunciado releva que “deseja-se formar um grupo de trabalho interessado, empenhado e motivado. Para tal, encontramo-nos a finalizar os contactos para constituir os vários órgãos, bem como os delegados responsáveis de modo a levar a cabo os desígnios da ACA para os próximos anos (2021- 2024) que tornar-se-ão brevemente públicos”.
“Para continuar a valorizar o ciclismo, o respeito pela modalidade e pelo atleta pretendemos dar o melhor de nós, numa postura de proximidade, envolvimento e de escuta”, acrescenta em texto enviado para a conta oficial do e-mail da Associação de Ciclismo dos Açores.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima