Autoridade da Concorrência permite à Finançor e Jerónimo Martins adquirir Cash & Carry e Distribuição Alimentar

A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu não se opor à operação de concentração de aquisição de controlo conjunto, pela Finançor, Agro-Alimentar, S.A. e pela JMR - Gestão de Empresas de Retalho, SGPS, S.A. sobre a Finançor Distribuição Alimentar, e pela Finançor e pela Recheio sobre a Finançor Cash & Carry, S.A..
O aviso foi publicado na página da internet da AdC que adopta “uma decisão de não oposição à operação de concentração”, por considerar que a mesma “não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados identificados”.
As duas empresas agora adquiridas – Finançor Cash & Carry e Finançor Distribuição Alimentar – eram detidas pelo Grupo Finançor em parceria com o Grupo Jerónimo Martins.
As empresas que agora tiveram luz verde da AdC para o controlo exclusivo são a Finançor Agro-Alimentar (holding do Grupo Finançor do sector alimentar,  nomeadamente fabrico e comercialização de alimentos compostos para animais, fabrico e comercialização de farinhas, bolachas, massas, produção de carne de bovino, suíno e aves de capoeira, produção de ovos, produção de leite e turismo e hotelaria), a JMR - Gestão de Empresas de Retalho (sub-holding do Grupo Jerónimo Martins para retalho alimentar, que controla indirectamente a sociedade Pingo Doce - Distribuição Alimentar) e a Recheio (sub-holding do Grupo Jerónimo Martins que controla indirectamente o fornecimento aos operadores de retalho alimentar independentes e ao canal HoReCa ou similares).
O Grupo Jerónimo Martins já tinha anunciado no final do ano passado uma participação minoritária de 20% nas empresas Finançor Distribuição Alimentar, que anteriormente era designada por Marques Comércio a Retalho, e Finançor Cash & Carry, anteriormente Marques Comércio por Grosso, depois de um acordo entre os dois grupos económicos. Em Maio de 2020 a AdC permitiu que a Finançor comprasse o controlo exclusivo da Marques - Comércio a Retalho e da Marques – Comércio por Grosso. C.D.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima