“Zero Desperdício” alimenta diariamente 27 famílias de P. Delgada

 O projecto “Zero Desperdício”, criado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Associação Seniores de São Miguel, apoia diariamente com refeições vinte e sete agregados familiares carenciados de Ponta Delgada, num total de mais de sessenta pessoas.
Os números foram avançados durante a visita da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada ao projecto desenvolvido desde 2016, e enriquecido recentemente com o apoio da autarquia na aquisição de uma viatura para o transporte das refeições, no âmbito dos apoios municipais às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho.
Maria José Lemos Duarte, na ocasião, reconheceu o “trabalho e dedicação” dos oitenta e cinco voluntários que se dedicam a um projecto que “promove o reaproveitamento de excedentes de alimentos”, confeccionados e recolhidos em estabelecimentos de Ponta Delgada, cujas quantidades angariadas permitem a entrega de refeições a famílias de São Roque e São Pedro.
“O trabalho desenvolvido pelo “Zero Desperdício” é uma mais-valia para a comunidade e para o Concelho”, afirmou a autarca.
O “Zero Desperdício” trabalha em rede com várias instituições como uma oportunidade de intervenção e capacitação, no sentido de aumentar a eficiência da recolha e distribuição de alimentos, com especial ênfase no que diz respeito aos alimentos perecíveis. Além disso, este projecto tem a preocupação de personalizar as necessidades, isto é, de ter especial cuidado com as refeições para as crianças e para os diabéticos, por exemplo.
A Presidente do Município foi recebida e acompanhada pela Associação Seniores de Miguel, presidida por Leonor Anahori, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, José Manuel Leal.
Ponta Delgada foi a primeira autarquia dos Açores a entrar no projeto “Zero Desperdício”. A  Associação Seniores de São Miguel é a entidade gestora do projecto.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima