Câmara da Povoação concede 30 mil euros em apoios às bandas filarmónicas

O Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, celebrou um Protoloco de Cooperação com as bandas filarmónicas em actividade do município, que se traduziu num apoio global de 30 mil euros, valor que este ano quadruplicou face a outros anos e que só foi possível devido à maior disponibilidade de tesouraria da autarquia, fruto da acção realizada, desde 2009, na recuperação financeira, através de um criterioso plano de medidas e acções que impediram a situação de falência desta mesma edilidade.
O apoio concedido, nos Paços do Concelho, já tinha sido deliberado em reunião de Câmara e abrangeu a Sociedade Musical Nossa Senhora Penha de França, de Água Retorta, a Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, do Faial da Terra, a Sociedade Harmónica Furnense, a Sociedade Filarmónica Marcial Troféu, da Vila da Povoação e a Associação Filarmónica de São Paulo, da Ribeira Quente.
Na opinião do Executivo camarário, as bandas de música são associações muito relevantes, pois “caracterizam os espaços onde se inserem, não só a nível musical, etnográfico e cultural, mas acima de tudo como entidades fundamentais para a criação e conservação da identidade local, além de que tais grupos ampliam a coesão social e possibilitam aos jovens e adultos a fácil entrada no meio artístico musical”.
É, pois, inquestionável o impacto das bandas filarmónicas no território onde se inserem, pelas diversas actividades que efectivamente organizam e disponibilizam à população, designadamente abrilhantam as tradicionais procissões, realizam concertos ou organizam outras actividades culturais, como festivais de bandas.
Recorde-se que são as principais escolas de música, além de serem o “berço” de muitos dos músicos das nossas orquestras. Estas instituições proporcionam às populações um denso leque de conhecimentos culturais e musicais, além de estimularem as relações sociais entre os seus membros.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima