Second Choice é a nova aposta da empresária Ana Valente

No início era só a Azores For You, loja sedeada na Rua do Melo, ponto de partida para outros empreendimentos da nossa interlocutora Ana Valente, que fez surgir a Second Choice, no mesmo local, transferindo a Azores For You para a Rua Doutor Guilherme Poças Falcão, n.º 83, para um espaço mais amplo. Surge ainda Ouro Notável, Limitada, na Rua António José de Almeida, n.º 49.
Ana Sofia Correia Valente é empresária desde os seus 18 anos de idade, e já vive nos Açores há mais de uma década.
Esta algarvia, natural de Faro, recorda que “a Azores For You foi primeiro uma loja de bijutaria”, porque a sua formação inicial foi aprender fazer bijutaria, surgindo assim “uma loja só de acessórios de moda”. Entretanto, Ana Valente foi mãe, e como a sua disponibilidade já não era a mesma, acabou por se dedicar à área da moda. “Comecei a perceber que as pessoas gostam de artigos diferentes e exclusivos, para além daqueles que já existiam nos centros comerciais. Aliado ao facto de reconhecer que a mulher açoriana está cada vez mais exigente comecei então a trabalhar com artigos nacionais exclusivos, para não serem repetidos uns dos outros”.

Azores For You com nova localização

Entretanto, sentido a necessidade de fazer uma mudança estratégica presenteando ao mesmo tempo as suas clientes decide abrir um novo espaço da Azores For You, na Rua Doutor Guilherme Poças Falcão, n.º 83, “onde centralizou o negócio com outro tipo de apresentação, onde os artigos estão muito mais expostos, surgindo ainda novas marcas, seguindo sempre o segmento português”, uma vez que só trabalha com o artigo nacional, colocando de igual modo a sapataria ali. Como libertou espaço na Rua António José de Almeida, onde funcionava a Valente Shoes, e porque a sua “actividade principal sempre foi a compra e venda de artigos preciosos”, abriu uma loja de compra e venda de ouro com a designação de Ouro Valente Unipessoal, Limitada, “onde este momento estamos a comprar ouro e prata”, pagando na hora em dinheiro.
Sobre a Second Choice, diz que foi uma oportunidade “porque ainda não existia na moda feminina e só existia para as crianças”, aberta há pouco mais de duas semanas. “Porque não reciclar aquilo que temos em casa e que não damos utilidade, ganhar algum dinheiro em tempos de crise e é uma oportunidade para todos sem excepção”, questiona.
Convém aqui fazer um parêntesis para referir que a Ouro Valente Unipessoal, Limitada, é detentora de dois estabelecimentos, concretamente a Azores For You, que é uma loja de vestuário e de calçado feminina, e a Second Choice, loja de segunda mão.
E porque a Azores For You é uma marca que olha diferente e que faz diferente, agora num novo espaço, Ana Valente ressalva que o feedback tem sido bastante positivo. “Tenho ganho novas clientes até porque estamos muito bem localizados, temos mais montras, mais luz, mais provadores e também temos novas marcas, que não tínhamos, pelo que as expectativas são as melhores e estão a ser muito boas”.
Na Second Choice, explica que a afluência foi maior do que aquela que esperava. “Pensei que poucas pessoas iriam aderir, até porque isto é um meio pequeno e também pensei que iria existir o tal preconceito do ser usado e isso não está a acontecer. Temos vários tipos de clientes, de todas as faixas etárias e de todas as classes sociais”.
De facto, quem lá entra não se apercebe que se trata de uma loja que vende artigos em segunda mão, porque o requinte e o bom gosto estão lá. Para além do mais, a Second Choice conta ainda com um atendimento personalizado, num espaço onde as peças estão bem conjugadas e onde também é feita uma triagem muito específica dos artigos. “Não compramos qualquer artigo. Primeiro o cliente entra em contacto connosco, via Facebook, envia-nos as fotografias e se tiver de acordo com as nossas necessidades é marcada uma hora para se proceder à entrega do material, que deve ser lavado e engomado, onde não pode ter qualquer tipo de apresentação de desgaste ou sujidade. Depois é atribuído um determinado valor, que achamos justo, porque não pretendemos inflacionar os preços naquela loja, até porque o objectivo é conseguir outro tipo de cliente, dando assim oportunidade a todos que têm bom gosto pela moda, que não conseguem comprar artigos novos, de qualidade, possam fazê-lo agora”.
Em termos genéricos, é atribuído um valor, o cliente aceita, após a venda do artigo, oito dias depois é efectuado o pagamento em dinheiro ao cliente.

“Feliz sob pressão”

Fora da espera do trabalho, Ana Valente releva que é “feliz sob pressão. Se não tiver um objectivo não me sinto realizada”, acrescenta. Antes de perguntarmos mais alguma coisa, disparou: “Sim, já tenho novos objectivos e outros projectos. Tenho como objectivo, este ano, abrir mais três estabelecimentos comerciais de compra e venda de ouro e não vou dizer aonde, porque vocês não têm de saber tudo”. (Risos)
À questão, com tanto para fazer o que lhe resta? Responde: “Arranjo tempo para tudo. Quando queremos e gostamos, fazemos sempre tudo, tem de haver é vontade e temos de acreditar em nós, temos de ser bastante positivos e querer é poder”.
Na sua vida pessoal, aquilo que lhe dá mais prazer é “ver o seu filho crescer e sentir que está a cumprir a sua missão, porque apesar de não ser público ainda, porque não gosto de expor este lado, sou mãe solteira com muito orgulho. Sou mãe, sou pai, empresária, mulher e tenho a capacidade de fazer isto tudo sozinha. Portanto, tudo é possível”.
Profissionalmente, gosta “de realizar sonhos e sentir que as pessoas se sentem bonitas e felizes, porque entra aqui muita mulher com o estímulo em baixo, mas saem daqui lindas”.
Sobre o que menos gosta, dispara: “Não tenho assim nada, que menos gosto”.
Esta empresária, de 34 anos de idade abriu uma empresa nova, a Ouro Notável, Limitada, em 2020, criando assim dois novos postos de trabalho, mantendo-os em regime de efectividade.
Na Ouro Valente Unipessoal, Lda, detentora da Azores For You e Second Choice manteve todos os postos de trabalho, mais quatro, num total de seis.
                                             

Print

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima