Diversão para toda a família na Ribeira Grande nestas férias da Páscoa

A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, em colaboração com a Cooperativa A Ponte Norte, proporciona uma viagem divertida à realidade aumentada (RA), também conhecida como realidade expandida e realidade ampliada, durante estas férias da Páscoa, numa diversão que pode ser vivenciada no espaço da Praça do Emigrante, recentemente inaugurada.
Trata-se de uma vivência familiar alegre e engraçada, com base numa ferramenta de interação entre o mundo físico e o mundo virtual, onde o utilizador continua a visualizar o que é real e é complementado com elementos virtuais, permitindo a junção destes dois mundos.
Para tal, para usufruir desta diversão, importa estar munido de um equipamento para se ter acesso àquela realidade aumentada, como sejam os smartphones ou tablets, com ligação à internet.
Hoje, é muito comum ver a realidade aumentada no dia-a-dia e em diferentes sectores de actividades, tendo como exemplo mais prático os QR Code em pontos turísticos. Assim, A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, em colaboração com a Cooperativa A Ponte Nort,e através da dinamização de um módulo das Oficinas de Competências Digitais (DRCTD), aliou o conhecimento técnico à celebração da Páscoa para os mais pequenos e graúdos, aliando 3 personagens características desta festividade – o Pinto, a Galinha e o Coelho – na criação e concepção de 3 cenários independentes associados a módulos físicos, onde através da leitura das instruções, cada um irá despoletar uma RA diferente.
Deste modo, e para que seja possível ao utilizador  experienciar esta RA, o seu equipamento (tablet ou smartphone) terá de estar sempre ligado aos dados móveis ou à rede de acesso gratuito WIFI4EU, instalar a APP ZAPPAR (gratuita – disponível para IOS – APP Store e Android – Google Play), abrir a aplicação e apontar a câmara do equipamento para o selo ZAPPAR, aguardar que apareça o logótipo da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e três botões: fotografia – permite que o utilizador enquadre uma ou várias pessoas no módulo gráfico da personagem associada ao selo para tirar uma fotografia; animação – permite ao utilizador ver uma pequena animação do módulo; história – permite ao utilizador visualizar um pequeno filme de teatro de fantoches dinamizado por colaboradores desta instituição associado à personagem.
Deste modo, e enquanto a aplicação estiver aberta com os dados da leitura do selo escolhido, o utilizador tem a liberdade de se movimentar pelo espaço da Praça do Emigrante de modo a enquadrar a fotografia com os elementos gráficos do módulo físico em RA no ambiente envolvente, ou, simplesmente de ver a animação ou o teatro. Caso pretenda mudar de cenário, é só dirigir-se ao módulo físico pretendido e fazer nova leitura, utilizando o ZAPPAR, do selo indicado nas instruções.
Nestes dias, leve os seus filhos até à Praça do Emigrante, na cidade da Ribeira Grande, e siga as seguintes instruções, a fim de passar momentos divertidos em família e usufruírem desta experiência inovadora.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima