Maria José Duarte, Presidente da Câmara de Ponta Delgada

Reabilitação da Praça Gonçalo Velho cria “nova forma de viver o centro histórico”

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou o impulso da reabilitação da Praça Gonçalo Velho Cabral e zona envolvente para a promoção de uma “nova forma de estar e de viver o centro histórico de Ponta Delgada”. O projecto apresentado ontem, na sessão comemorativa do 475.º aniversário da cidade, será submetido a consulta pública.
“A Praça Gonçalo Velho Cabral, outrora lugar de partidas e de chegadas, vai ser um espaço de permanência na cidade, de promoção de uma nova forma de viver e de estar no seu centro histórico, dedicada exclusivamente a peões”, explicou Maria José Lemos Duarte, durante a sua intervenção através de vídeo projectado no Salão Nobre.  Participaram também na sessão transmitida online no Facebook e Youtube da autarquia o Vice-presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Furtado, a vereadora Alexandra Viveiros e o vereador Paulo Mendes. O Presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, Francisco Pacheco Rêgo Costa, presidiu à sessão.
Segundo Maria José Lemos Duarte, a renovada Praça “será um espaço de lazer, de confraternização, de serviços e vai assumir uma nova centralidade na vida dos munícipes de Ponta Delgada, a cidade que é de todo o Concelho”.
Além disso, frisou a autarca, “vai conferir àquele espaço público que tanto nos dignifica e enobrece uma nova relação com o património arquitectónico, tão bem valorizado nas Portas da Cidade ou na Torre da Igreja Matriz, que está a ser recuperada”.
O projecto, do Atelier Backlar, está dividido em duas fases: a primeira compreende a Praça Gonçalo Velho Cabral e prolongamento dos limites a Norte, Este e Oeste; a segunda inclui a Rua de Santa Luzia, Rua Açoriano Oriental, continuidade da Rua dos Mercadores e limite Este do Largo da Matriz até cruzamento com a Rua António Nunes da Silva.
A apresentação deste novo projecto em dia de aniversário da cidade está associada ao simbolismo da data, “quando evocamos com orgulho a nossa ambição colectiva, ao longo de séculos, de conferir a Ponta Delgada o seu lugar na modernidade, no crescimento, no desenvolvimento humano, social, económico e cultural”.
“Ao longo de todo esse tempo Ponta Delgada não esteve igual. Desenvolveu-se, cresceu, superou-se. Também agora é assim”, afirmou a Presidente da Câmara de Ponta Delgada, observando que a autarquia “manteve ou lançou os investimentos públicos municipais em curso ou previstos para cada uma das 24 freguesias” mesmo em tempo de pandemia”.
“Porque foi este o compromisso que assumimos com os munícipes e porque estes são os investimentos que respondem às necessidades reais, efectivas e específicas das freguesias”, declarou, para assegurar que “queremos mais para a nossa cidade”.
Maria José Duarte explicou que a autarquia está a avançar com a revisão do Plano Director Municipal “para que permita preparar o crescimento da cidade de uma forma sustentada e sustentável, que garanta uma adequada integração entre as nossas zonas rurais e que tanto nos orgulhamos e a cidade a que pertencemos”.
A Presidente garantiu ainda que, também neste sentido, “acolhemos e acompanharemos rigorosa e prontamente todas as propostas de investimento em Ponta Delgada, desde que se traduzam no efectivo desenvolvimento da freguesia, da cidade, do concelho”.
“Somos todos chamados a continuar o processo de desenvolvimento e de crescimento de Ponta Delgada”, apelou.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima