Ribeira Quente inaugura monumento de homenagem aos pescadores da freguesia e novo parque infantil

“Um dia de dupla satisfação”. Foi assim que Pedro Melo, Presidente da Câmara Municipal da Povoação,  numa nota à imprensa, classificou o momento inaugural do Parque Infantil da Ribeira Quente e o descerramento da escultura Homenagem aos Pescadores da freguesia piscatória do Concelho. “Satisfação pela merecida homenagem que prestamos aos pescadores, e em particular aos pescadores da Ribeira Quente, com a implantação deste digno monumento que aqui perpetuará para todo o sempre a valorização desta nobre profissão que tanto caracteriza o modo de viver das nossas gentes. Satisfação também por podermos proporcionar às nossas crianças um espaço digno de lazer e diversão com a inauguração do Parque Infantil da Ribeira Quente”.
O monumento escultórico, da autoria de João Moniz, é uma homenagem “ao trabalho e à tenacidade dos nossos pescadores mas também de todos aqueles que de uma forma ou outra têm procurado valorizar a profissão e o sector das pescas, numa altura em que cada vez mais é importante que possamos prosseguir o mesmo rumo, e em conjunto contribuir para a crescente dimensão que este sector representa para todos nós”, explicou o Presidente da Câmara.
Ao lado da escultura que pretende homenagear “os bravos do mar” foi, igualmente, inaugurado um parque infantil dedicado à nova geração que “já merecia um espaço como este, para as crianças poderem brincar livremente e em segurança, usufruindo dos equipamentos adequados para o efeito. Todas as crianças precisam de brincar e este é o local ideal para que possam dar asas à imaginação, fazer descobertas e também, muito importante, interagir com os seu pares de maneira espontânea e divertida, desenvolvendo assim, as suas capacidades cognitivas, motoras e afectivas”, acrescentou o autarca povoacense.
O Parque Infantil da Ribeira Quente faz parte de uma rede de parques que estão a nascer em todas as freguesias do município. Primeiro foi a Povoação, depois o Faial da Terra e mais recentemente as Furnas e a Ribeira Quente. “Mas não ficaremos por aqui, e brevemente surgirão outros dois novos investimentos do género: um em Água Retorta e outro em Nossa Senhora dos Remédios”, afirmou Pedro Melo, que explicou o motivo destas e de outras obras não terem surgido mais cedo. “Devido à difícil situação financeira tal só foi possível concretizar agora. Recorde-se que perante a situação de falência da autarquia foi nossa prioridade direccionar esforços para a protecção das pessoas, em primeiro lugar, através da recuperação da dívida, sem qualquer aumento de impostos para a nossa população. Como já tenho referido algumas vezes a recuperação e equilíbrio das contas do município, de que muito nos orgulhamos, permitem-nos agora levar a efeito vários e importantes investimentos por todo o Concelho”.
A cerimónia inaugurativa contou com a presença de várias personalidades, entre as quais a representante do Governo, Alexandra Guerreiro, e o Presidente da Junta da Ribeira Quente, Rúben Melo, que se congratularam com os investimentos realizados pela autarquia naquela localidade.
Rúben Melo, citado na nota, acrescentou mesmo que o parque infantil era um desejo antigo finalmente concretizado e que a homenagem aos pescadores era mais do que merecida.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker