Estágio de Competição do Karaté Clube de Ponta Delgada foi um sucesso

O estágio, que era dirigido aos seus atletas, instrutores e encarregados de educação, visou regras de arbitragem WKF em Kata e Kumite, Coaching Desportivo e Mindset para Alta Performance.
Durante a manhã, o sensei Mota apoiado pelo senpai Fábio realizaram uma apresentação sobre a arbitragem, regras e demais pormenores associados. Foi uma sessão teórica muito interessante e esclarecedora, onde todos ficaram a par de detalhes fundamentais acerca da arbitragem em Kata e Kumite. Para quem não sabe, senpai é uma palavra em japonês usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente.
Posteriormente houve lugar, a uma sessão prática alusiva às regras de arbitragem para Kata, na qual os atletas e demais elementos puseram em prática os conceitos verificados na aula teórica.
Árbitros e competidores não tiveram uma tarefa fácil e rapidamente perceberam a importância de conhecer as regras e tirar o melhor partido possível das mesmas, quer na avaliação quer no desempenho do competidor.
Da parte da tarde foi dada primazia ao Kumite, no qual atletas e árbitros voltaram a ser postos à prova.
Em suma, a arbitragem apesar de ser um tema muitas vezes controverso, é na realidade um campo de extrema importância, o qual deve ser amplamente estudado, treinado e posto em prática de forma imparcial, exímia e assertiva.
Já os competidores também devem conhecer muito bem as regras e todos os meandros da arbitragem, além de terem de estar muito bem preparados tecnicamente, não só para tirarem o melhor partido possível das regras, mas também para não deixarem quaisquer dúvidas a quem os avalia.
No final da tarde, o professor e sensei Nelson Gomes orientou uma sessão de Coaching Desportivo e Mindset para Alta Performance. Foi uma sessão absolutamente fantástica, cativante, esclarecedora e muito objectiva.
Instrutores, atletas e encarregados de educação tiveram uma excelente oportunidade para conhecer, um pouco, como funciona o Mindset na competição, de como podem atingir a alta performance ou melhorar o seu rendimento. Foram exploradas várias temáticas, como a parte emocional, motivacional, planeamento, entre outras, as quais são fulcrais para a correcta orientação de um atleta na obtenção de resultados, quer em termos de competição ou mesmo para a sua vida pessoal.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker