Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica

Açorianos estiveram em destaque por Portugal e ao serviço da Selecção Nacional

Além de Portugal, marcaram presença a Alemanha, Azerbaijão, Bielorússia, Bulgária, Eslováquia, Espanha, Federação Russa, Finlândia, França, Grécia, Grã-Bretanha, Hungria, Lituánia, Moldávia, República Checa, Roménia, Suécia, Turquia, Ucrânia e o país anfitrião, a Itália.
No primeiro dia de qualificações, Portugal faz história na Aeróbica, com Rui Cansado a tornar-se o primeiro ginasta sénior, em Individual Masculino, a conseguir uma final num Campeonato da Europa em Ginástica Aeróbica. O ginasta açoriano alcançou os 20.750 pontos (8.º lugar), classificação que lhe permitiu a passagem à final.
Na final (oito melhores da Europa), Rui Cansado subiu para 5.º lugar, com 21.600 pontos, mesmo atrás do Campeão Mundial de juniores e seniores, Miguel Mané (Espanha). A competição foi ganha por Daniel Bali, da Hungria, que revalidou o título de campeão da Europa.
Destaque também para Tomás Amaral, que por apenas 0,05 pontos não alcançou o pódio na categoria de Individual Masculino no escalão júnior. Este pódio foi distribuído por um atleta italiano e dois russos.
Tomás Amaral, Leonor Januário e Cláudia Pinheiro classificam-se em 7.º lugar na categoria trio, enquanto Filipa Leite, Lara Faria, Cláudia Pinheiro, Neuza Rocha e Zamy Tomé, posicionaram-se em 8.º na categoria Grupo.
Segundo Alexandra Barroso, “este Campeonato da Europa foi repleto de emoções. As equipas estavam muito fortes, desde o Campeonato do Mundo em Maio (Bakú), que, tal como nós, aproveitaram o Verão para treinar duas vezes por dia. Não houve férias, mas conseguimos superar os nossos objectivos, uma vez que, quatro ginastas do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada obtiveram resultados que permitem chegar ao «estatuto de Alto Rendimento do IPDJ». Para além disto, o Rui alcançou o melhor resultado de sempre num Campeonato da Europa no escalão sénior (Individual Masculino), tornando-se um marco histórico em toda a história da Ginástica Aeróbica em Portugal. Não posso deixar ainda de agradecer a todos os que apoiaram os ginastas açorianos nesta memorável competição.”

 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima