Publicado artigo na Marine Corps History sobre a importância da base naval de Ponta Delgada para os EUA na I Guerra Mundial

A edição n.º 7 de Verão da bianual Marine CorpsHistory, da Marine Corps UniversityPress, publicou um artigo de 22 páginas de Sérgio Rezendes intitulado “The American Naval Base in Ponta Delgada, 1917–19”, tido como importante contributo para a história e debate da colaboração aliada em território português durante a I Guerra Mundial.
Numa edição partilhada com a Guerra do Vietname, os editores referem que o artigo “[…] transporta o leitor para a ilha de São Miguel (…) oferecendo uma vertente frequentemente esquecida da presença americana nos Açores e (…) do impacto duradouro da base naval temporária instalada em Ponta Delgada. O artigo detalha como a base e as suas duas unidades do Corpo de Fuzileiros Navais, com particular importância para a “1.stMarine Aeronautic Company”, defenderam o porto (…) apoiando as embarcações aliadas na passagem para a Europa, servindo como fronteira crítica para proteger interesses britânicos e o transporte militar e comercial americano, negando à Alemanha uma base de operações na região […]”.
A história do “Marine Corps” dos EUA resulta de um longo processo de debate académico entre pares, a que se segue a edição em revista. O convite, análise e publicação do artigo de Sérgio Rezendes evidencia o reconhecimento e interesse da comunidade académica internacional sobre o papel do arquipélago na I Guerra Mundial, ponto de partida de inúmeras actividades associadas por exemplo, ao Turismo Militar.
Relembre-se que Sérgio Rezendes para além de licenciado, mestre e doutor pela Universidade dos Açores, tem vasta bibliografia sendo responsável por várias exposições e efemérides. Investigador doutorado do Instituto História, Territórios, Comunidades da Universidade Nova de Lisboa, foi vogal da Comissão Científica e Pedagógica responsável pelas orientações curriculares e metodológicas da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores e membro da Comissão de Turismo Militar dos Açores.
Actualmente é professor no Colégio do Castanheiro e representante de Portugal no DEFSEC CIOR/NATO, preparando pós-doutoramento na área da deportação e prisão política no arquipélago (1913 - 1945), pela Universidade Nova de Lisboa.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima