Ribeira Grande prepara quadra natalícia com uma programa para crianças e adultos

A Ribeira Grande prepara-se para festejar o Natal com um vasto programa cultural com muita luz e animação.
No dia 3 de Dezembro, pelas 19h00, será inaugurada a iluminação de Natal que, este ano, para além de cobrir o centro histórico e a rua direita, estender-se-á à avenida Dr. José Nunes da Ponte. Mas, antes disso, pelas 18h00, na Biblioteca Daniel de Sá, ocorrerá o lançamento do livro “Geografia Afetiva do A”, do Dr. João Miranda.
O dia 8, tradicionalmente conhecido como Dia das Montras e dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição, será marcado pela Inauguração da Aldeia do PerlimPimPim, no Largo Hintze Ribeiro, contando com muita animação para todas as idades, com especial destaque para a chegada do Pai Natal e abertura da respectiva casa, a partir das 16h00. Nesse dia também terá lugar o concurso de montras e o famoso desfile de viaturas dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, ao longo da rua Direita. O dia terminará com uma actuação pelo Coro Vox Cordis no Museu Vivo do Franciscanismo.  Até ao Natal o programa intensifica-se na Aldeia do PerlimPimPim (em frente à Câmara Municipal), sobretudo ao fim de semana, com actuações de diversos grupos e animadores, tais como, o Duende Cusco (Ticosi), as personagens Estrelinha e Cadente, Pontilha, os músicos Clayton e Frank Rod Júnior, Bárbara Azevedo e Hugo Freitas, Banda Reaction, Vozes Mar do Norte, Tunas da Universidade dos Açores, alunos da Academia de Música da Ribeira Grande, Ciência Divertida e Showcooking infantil de chocolate, pula-pula e um concerto de Sara Cruz, no dia 18 à noite.
No mesmo local estará a funcionar um mercadinho de natal repleto do nosso artesanato, licores e doces tradicionais.  O cinema infantil também estará de volta com três sessões (dias 4, 11 e 18 de dezembro) no Teatro Ribeiragrandense e os Contos de Natal, também em três sessões, irão decorrer na Biblioteca Daniel de Sá, nas mesmas datas, embora em horas distintas. Também durante este período festivo estarão patentes diversas exposições no Museu Municipal e Casa do Arcano, não esquecendo o verdadeiro ex-libris que é o Presépio do Prior Evaristo Carreiro Gouveia, com abertura no dia 25 e dias seguintes, em horário alargado, e que continua a fazer as delícias de pequenos e grandes. De destacar ainda a retoma do Concurso Municipal de Presépios “Prior Evaristo Carreiro Gouveia”, no seu habitual formato, para particulares, escolas e instituições.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande promove mais uma edição do concurso de presépios “Prior Evaristo Gouveia”.  Este concurso homenageia o prior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande e criador do famoso presépio movimentado, que está patente no Museu Municipal, atraindo milhares de pessoas à cidade da Ribeira Grande, durante a quadra natalícia. O concurso integra três categorias - concelho, freguesia e escolas e IPSS – e podem concorrer nas modalidades de presépio Tradicional e Inovador.
Para a categoria das Escolas e IPSS, as inscrições estão abertas até dia 10 de Dezembro . No caso dos particulares, para a categoria de concelho e freguesia, as inscrições devem ser realizadas nas respectivas juntas de freguesia, até ao dia 21 de Dezembro.
A terminar o ano, a autarquia promoverá um espectáculo de Fogo de Artifício, ao longo da frente marítima citadina, entre o miradouro de Santa Luzia e a Praia do Monte Verde, com o qual se pretende dar as boas vindas ao ano 2022.
A Câmara Municipal, segundo uma nota divulgada, “ espera assim que toda a população possa, dentro das normas de segurança em vigor, aproveitar o ambiente próprio do Natal que este programa pretende proporcionar, mas também toda a dinâmica do nosso comércio local, que nesta quadra prima sempre não só por montras apelativas e produtos inovadores, mas também com horários alargados e um acolhimento como só os nossos comerciantes sabem fazer.”

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima