28 de novembro de 2021

Opinião - Agricultura hoje

Aumento dos fatores de produção

O atual aumento dos fatores de produção na agricultura, tem um enorme impacto financeiro no setor e a curto prazo nas compras dos consumidores.
Atualmente o cenário é grave, subidas de combustíveis, eletricidade, fertilizantes, rações, etc., e que irão ter efeitos diretos na competitividade do setor e nos rendimentos dos agricultores.
Como será distribuído este aumento dos setores de produção ao longo de toda a cadeia? O valor de aumento para os consumidores será repercutido num aumento de receita para os agricultores, que na prática será para abatimento de custos.
Esta subida dos custos de produção será estrutural ou conjuntural? Será resultante do período COVID-19, que paralisou fábricas? Ou estamos perante aumentos que se manterão?
Estas incertezas geram dúvidas e necessidade de mudança e adequação a outras realidades, existentes antes do aumento dos custos de produção.
O Pacto Ecológico Europeu pode ser uma oportunidade única para a mudança que se segue, será financiado com um terço dos 1,8 biliões de euros de investimentos do Plano de Recuperação do Next Generation EUe pelo orçamento da EU num período de sete anos.
Mais do que nunca a transição para um sistema alimentar sustentável e os seus benefícios para o ambiente, a saúde e a sociedade, são uma “janela” aberta para ganhos económicos mais equitativos.
Novos sistemas agrorurais que asseguram a adaptação e mitigação às alterações climáticas, mais biodiversidade, a redução da pegada ambiental e climática do sistema alimentar, o reforço e a resiliência do sistema alimentar, são algumas das variáveis que farão parte de novas respostas onde se incluem os sistemas de agricultura regenerativa, agroflorestal e ecológica.
Estes sistemas com elevado grau de sustentabilidade pretendem utilizar da melhor forma os bens e serviços ambientais, sem prejudicar esses ativos, e devem ser adaptados localmente para obter os benefícios de uma agricultura sustentável.
A relação destes sistemas com os fatores de produção, tais como a ração e os fertilizantes, é a de que estes sistemas de agricultura sustentável se mantêm à base dos recursos naturais, utilizando os recursos não renováveis e agrícolas da forma mais eficaz, implementando ciclos biológicos naturais.
Haja Saúde!


António Simas

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima