18 de janeiro de 2022

Opinião

Conviver com a mudança

Neste novo ano e naquele que pretende ser um regresso às crónicas, decidi escrever sobre mudança. Talvez impelida pelo facto de nos últimos meses a minha vida ter sido pautada por inúmeras mudanças, quer do ponto de vista profissional, quer  pessoal.
O meu “amigo” Priberam (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa) define mudança como “acto de mudar; troca; alteração, modificação, transformação (física ou moral); variação”.
Um tema que está em discussão constante há muitos séculos e em contextos diversos, sendo muitas as frases célebres de vários pensadores sobre o tema. Destaco a de Charles Darwin: “Não é o mais forte das espécies que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o mais disposto à mudança”.
Quase todos nós temos dificuldade em lidar com a mudança. A resistência à mudança é natural no ser humano. Mas, é possível contornar essa resistência e sensibilizar as pessoas para a mudança.
É impossível em qualquer transformação agradar a todos e colher todas as opiniões de todas as pessoas envolvidas. Mas importa, por um lado, informar sobre o que vai ser mudado, como e porquê, e, por outro, haver abertura para a mudança, sendo que qualquer mudança implica sairmos da nossa zona de conforto. Este equilíbrio é crucial num processo de transformação.
Uma mudança só surte o efeito esperado se todos os seus públicos a entenderem e aceitarem, tanto quanto possível. Importa medir bem onde estamos e para onde vamos e aquilo que vamos colher no percurso. E comunicar isso de forma eficaz, sem descurar a gestão das expectativas.  
Mudar dá trabalho, consome energias, mas quando se muda pretende-se, sempre, melhorar.
Por isso, é importante que a transformação, fruto de uma necessidade, seja encarada de forma realista, mas nunca pessimista. Vamos tentar compreendê-la e dar contributos para que seja o melhor não só para mim e para hoje, mas para o bem comum e para o amanhã.
Da mesma maneira que não se muda só por mudar, não se deve resistir à mudança só porque sim!

 

Carmen Costa
Formadora
e Assessora de Imprensa

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker