“A responsabilidade pela tripolaridade continua a ser uma questão política regional”, diz Vasco Garcia Ler mais

“A responsabilidade pela tripolaridade continua a ser uma questão política regional”, diz Vasco Garcia

Vasco Garcia foi um dos fundadores do Instituto Universitário dos Açores, em 1975. É Doutor em Biologia Aplicada (Marselha) e Doutor pela Universidade dos Açores. É Professor Catedrático desde 1984. Foi Reitor da Universidade dos Açores (UAç) de 1995 a 2003. Assume que para além de todo o trabalho de criação de infra-estruturas - construindo ou deixando preparadas construções nos 3 pólos,-,  a sua gestão foi responsável pela criação de novos cursos, preparando os departamentos e serviços para a era digital, dinamizando a internacionalização da investigação e do ensino, qualificando um sólido corpo docente e investigador. Jorge Medeiros assumiu a liderança da instituição de ensino superior. em 2011, deixando o cargo passados pouco mais de três anos. É doutorado em Química e liderou a instituição com o argumento da “experiência acumulada”, com  um projecto que em seu entender permitiu dar à universidade “dar o salto” que se impunha 35 anos depois da sua criação. A reorganização dos serviços, um esforço de procura de novas fontes de financiamento, a promoção de uma imagem mais forte da instituição para captar novos públicos e o fomento das relações com as empresas e outras universidades foram as directrizes da sua gestão universitária. Para o ex-reitor, que é professor da casa, a universidade é a sua vida.

Cursos de corte e costura e de bordados ajudam retrosaria da Ribeira Grande a continuar no mercado Ler mais

Cursos de corte e costura e de bordados ajudam retrosaria da Ribeira Grande a continuar no mercado

José Cunha refere que no que respeita ao artesanato regional são os emigrantes os principais compradores, que visitam o concelho e a ilha durante todo o ano, mas com maior incidência nos meses de Verão e épocas festivas. Para as vendas dos artigos de retrosaria garante que têm contribuído muito os cursos de corte e costura e de bordados que são promovidos pelas juntas de freguesia e instituições do concelho da Ribeira Grande.

“Direitos humanos são todos os dias violados em relação à população sem-abrigo” Ler mais

“Direitos humanos são todos os dias violados em relação à população sem-abrigo”

Eduardo Marques, director do curso de Serviço Social da Universidade dos Açores, opina que este projecto teve dois objectivos: levantar problemas e dar voz às pessoas em situação de sem-abrigo para proporem soluções.
Entre as soluções apresentadas, os sem-abrigo entendem que é preciso “uma nova tipologia de organizações,
de serviços, de respostas que efectivamente consigam suprimir necessidades materiais mas também necessidades emocionais e necessidades efectivas”.

O Professor, o Inspector  e o Director Escolar  que teve uma vida dedicada ao ensino desde  a ditadura à democracia Ler mais

O Professor, o Inspector e o Director Escolar que teve uma vida dedicada ao ensino desde a ditadura à democracia

Aos 87 anos de idade, Rubens Pavão pertence a uma elite que teve a possibilidade de estudar e de fazer um percurso académico numa época muito difícil, em que a maioria da população não frequentava a escola. Teve bons professores, fez amigos no Liceu, e já como professores foi nomeado para vários cargos ligados ao ensino foram nomeações políticas, porque o seu nome foi sempre colocado na mesas dos Ministros.

“Quem faz evoluir a Igreja não é só a Igreja mas sim o Espírito Santo” Ler mais

“Quem faz evoluir a Igreja não é só a Igreja mas sim o Espírito Santo”

“Nós com o pensamento frágil vamos desconstruir os grandes sistemas e consequentemente também vamos desconstruir Deus, vamos desconstruir as religiões, vamos desconstruir o cristianismo. Esse é o percurso feito, por exemplo, por Sartre, mas também pelos ateus radicais contemporâneos e pelos existencialistas não cristãos”. Mas o caminho de Vattimo é diferente, opina o professor e político açoriano Jaime Gama, em Ponta Delgada numa conversa-debate sobre “Novas ideologias - novas respostas”

Theme picker

Revista Pub açorianissima