Pão de São António distribuído pela população na cidade da Ribeira Grande

Pão-3

A tradição de distribuição do pão de Santo António voltou, mais uma vez, a ser cumprida na cidade da Ribeira Grande, numa iniciativa secular da Santa Casa da Misericórdia local que, cumprindo os seus estatutos, mandou celebrar uma missa evocativa de Santo António de Lisboa, na Igreja-mãe daquela instituição, transformada actualmente em Museu do Franciscanismo. A eucaristia solene foi celebrada pelo Capelão da Santa Casa, padre Manuel Galvão e abrilhantada pelo Grupo de Animação Litúrgica da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, com a participação de utentes e povo anónimo, que acorreu à Igreja dos Frades da cidade da costa norte de S. Miguel. A Câmara Municipal associou-se a este evento religioso e popular, na pessoa do seu Presidente, Alexandre Gaudêncio, que fez questão de ser brindado com o pão de Santo António, como manda a tradição. Este culto secular faz parte do Compromisso da Misericórdia da Ribeira Grande e desde tempos imemoráveis, leva a cabo esta tradição, anualmente, indo ao encontro da fé muito enraizada na religiosidade popular ribeiragrandense, que ainda perdura com grande entusiasmo.
No final da eucaristia, foi realizada a cerimónia da bênção do pão de Santo António e distribuído pela população.