Botequim ComVida com chef nacional em Rabo de Peixe

O restaurante Botequim Açoriano, em Rabo de Peixe, vai dar início a um novo projecto, o Botequim ComVida.
O objectivo é ter, a cada mês, um chef diferente que vem, juntamente com a chef do restaurante, aos Açores conhecer “a nossa realidade gastronómica, os nossos produtos e as nossas receitas do passado e pegar nestas de forma a as trazer para o presente, reinventando-as e dando um toque mais multicultural e contemporâneo aos sabores e saberes que herdamos da nossa cultura açoriana”.
O primeiro convidado a vir cá cozinhar será o chef Chakall, que irá estar em São Miguel durante a manhã e dia do dia 23 de Fevereiro, de forma a recolher os melhores e mais frescos produtos dos Açores para, durante o jantar deste mesmo dia, poder cozinhar no restaurante Botequim Açoriano.
Os proprietários do restaurante pretendem promover, nestes jantar, produtos açorianos como o chá e o ananás e vão procurar usar algumas espécies de peixe “menos divulgadas e abundantes nos Açores” como a cavala que “poderá ser trabalhada em diferentes formas”.
O objectivo é afirmar a gastronomia açoriana no panorama nacional, trazendo até Região chefes de referência que irão “credibilizar a nossa gastronomia local com o seu toque de excelência mundial”.

Serrão Santos destaca em Bruxelas trabalho ambiental dos festivais de Verão nos Açores para evitar acumulação de lixo marinho

Foto

O eurodeputado, Ricardo Serrão Santos, co-organizou, esta Quarta-feira, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a conferencia “O impacto do lixo marinho na pesca e nos oceanos”. Na intervenção de abertura, Serrão Santos referiu o trabalho realizado nos Açores para afirmar, de modo positivos, “a importância da mudança de comportamento dos cidadãos para a diminuição do lixo marinho”. Salientou o caso da cidade da Horta, a que chamou cidade-mar, onde “este trabalho tem sido contínuo ao longo dos últimos anos tendo culminado, este verão, com a retirada de todos os descartáveis, copos, garfos, facas, colheres, palhinhas, etc, da grande festa da Semana do Mar onde os bares, restaurantes, palcos musicais e discotecas dão moldura na cidade aos eventos que decorrem no mar em volta”. “É notável com o empenho da Câmara Municipal, do Clube Naval, do Governo Regional, dos cidadãos quer através de ONG locais e do sector comercial se empenharam pela promoção de reutilizáveis”. A verdade é que, enfatizou o eurodeputado, “é maravilhoso que no final das noites não haja lixo naquela cidade costeira. O município e os cidadãos estão fazendo muito bem, pois está sendo criada uma forte consciência ambiental e uma acção concreta relativamente à gestão dos plásticos”. “Noutras ilhas”, disse o deputado europeu, “as organizações dos eventos também optaram pela utilização de reutilizáveis, gerando, todos em conjunto, um movimento de mudança que merece ser destacado e valorizado”. “No mesmo sentido vão iniciativas como a recolha de beatas das praias”, afirmou o eurodeputado açoriano enquanto era projectada uma foto de uma iniciativa que resultou na recolha de 2364 beatas de uma praia”.
Para Serrão Santos “a acumulação de lixo nos oceanos pode ser considerada o resultado de uma falha de mercado em terra. O problema tem origem - como tantas vezes - no facto dos produtores / fabricantes de bens (plásticos) não serem economicamente responsabilizados pelos produtos que vendem”. O eurodeputado relembrou que “os plásticos já atingiram as margens das ilhas mais remotas e até mesmo as águas polares distantes dos centros urbanos tendo, inclusivamente, conquistado o mar profundo antes que a humanidade conseguisse lá chegar, o leito marinho profundo posse a constituir o último sumidouro para o lixo marinho”.
Na conferência que envolveu a Comissão Europeia, a FAO, a UNEP, mas também representantes de sectores como as pescas e ONGs, o eurodeputado terminou realçando o trabalho que a UE está a desenvolver por via da “estratégia europeia para os plásticos e economia circular”, recordou que o G7 decidiu recentemente tomar medidas contra o lixo marinho e que o World Plastics Council, representando a indústria, também quer contribuir com soluções concretas para este desafio global.
“Este é um problema enorme que precisa, de facto, de uma ação coordenada e cooperativa de toda a sociedade”, salientou o eurodeputado.

Ponta Delgada é capital do “Arquipélago de Escritores” de 15 a 18 de Novembro

Press-37

A cidade de Ponta Delgada recebe a primeira edição do encontro literário “Arquipélago de Escritores” entre 15 e 18 de Novembro.
Um evento que irá, durante quatro dias, juntar cerca de duas dezenas de autores de referência, portugueses e internacionais, homenagear o poeta açoriano Emanuel Jorge Botelho e celebrar os 30 anos de “Gente Feliz com Lágrimas” do escritor João de Melo.
Promovido pela Câmara Municipal, com a curadoria do escritor Nuno Costa Santos, e tendo como pano de fundo a tradição literária do arquipélago, e Ponta Delgada como porto de cruzamento de diferentes culturas e literaturas, o encontro contará com conversas, encontros com leitores, visitas a escolas, concertos de música, leituras encenadas, cursos, sessões de cinema e tours literários em inglês, partindo sempre dos livros para se falar da vida, e tendo como objectivo promover o convívio cultural e a troca de ideias e acentuar o gosto pela leitura.
Razões que contribuem para o empenho e satisfação do Município de Ponta Delgada, que vê nesta parceria uma oportunidade para “adicionar um conteúdo significativo à estratégia que tem sido privilegiada na política municipal para a promoção da Cultura e que reflete um entendimento socioeducativo”, afirmou o Presidente da Câmara.
José Manuel Bolieiro, em Conferência de Imprensa esta manhã em Ponta Delgada, frisou tratar-se de um projecto “de todos e para todos, que enaltece a nossa história e assegura capacidade para presente e para futuro”, pois “à enorme honra pelos escritores que no passado nos projetaram e deram identidade, juntamos o orgulho dos escritores que hoje convivem connosco”.
Este é um evento que coloca “a cidade de Ponta Delgada e os Açores a viver e conviver com os seu escritores, com o seu presente e com o seu futuro, na estratégia de todos para conhecimento, informação e valorização dos que hoje nos dão orgulho”.
O edil expressou ainda a sua satisfação pelo exercício de parceria subjacente a este “Arquipélago de Escritores”, envolvendo o Governo dos Açores e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e apelou à participação das pessoas.
Perante os jornalistas, o escritor Nuno Costa Santos explicou o conceito do evento, produzido pela agência literária Story Spell, que “vai pôr à conversa os escritores de hoje e fazer pensar em escritores que muito dignificaram a literatura em geral e as letras e a cultura açoriana em particular”.
“Queremos que as pessoas tropecem na literatura”, afirmou, lembrando que a ideia é “partir dos livros para falar da vida”.
São escritores convidados Afonso Cruz, Álamo Oliveira, Ana Cássia Rebelo, Ângela de Almeida, Carlos Alberto Machado, Carlos Bessa, Carlos Tomé, Clara Macedo Cabral, Daniel Gonçalves, David Machado, Filipa Martins, Gonçalves M. Tavares, Isabel Lucas, João de Melo, João Pedro Porto, João Pereira Coutinho, João Tordo , Joel Neto, Isabel Rio Novo, Leonardo Sousa, Leonor Sampaio da Silva, Luís Osório, Onésimo Teotónio Almeida, Paula de Sousa Lima, Pedro Mexia, Renata Correia Botelho, Sandro William Junqueira, Urbano Bettencourt, Vamberto Freitas e Vasco Rosa.
Dos escritores internacionais, são convidados Anthony Marra, Diana Marcum e Nathan Hill (EUA) e Lélia Nunes (Brasil).

Tiago Ormonde salienta potencialidades da Praia para aliar tecnologia ao turismo

IMG 9455

“É imperativo aproveitarmos a tecnologia disponível para reforçar a qualidade dos nossos serviços e dos produtos turísticos que oferecemos. Mas estes devem respeitar a memória e as características que nos definem. Só assim continuaremos a ser genuínos e a merecer a confiança e o desejo de quem nos visita”.
A convicção foi manifestada à comunicação social, esta Terça-feira, por Tiago Ormonde, vereador com os pelouros da Economia e Turismo na Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito do workshop “SmartDest – Praia da Vitória”, que reuniu, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, cerca de meia centena de especialistas e empresários das áreas da inovação, tecnologia e turismo.
O workshop teve por objectivo desenvolver um projecto piloto na Praia da Vitória como Smart Dest (Destino Turístico Inteligente) para, a partir daí, se divulgarem as acções que serão desenvolvidas no âmbito de um projecto à escala global da Região, que culminará com a apresentação às entidades competentes da “Proposta de Plano para Transformar os Açores num Destino Turístico Inteligente”.
O projecto Smart Dest resulta de um apoio comunitário ao abrigo do programa de cooperação inter-regional que liga Açores, Cabo Verde, Madeira e Canárias, para transformar estes territórios em Destinos Turísticos Inteligentes. Para tal é preciso desenvolver uma série de actividades que visam melhorar a cooperação público-privada e o desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas e centros de investigação para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. A Praia da Vitória foi, nos Açores, o concelho escolhido para a realização de um projecto piloto.
Para Tiago Ormonde este é já “um reconhecimento do caminho que temos trilhado, construindo essa infra-estrutura capaz de nos inserir no contexto dos destinos inteligentes. Acreditamos convictamente que o futuro da Praia da Vitória é agora. Por isso, nos últimos meses, têm surgido projectos associados ao turismo de enorme qualidade, diferenciadores e geradores de economia. A oferta turística na Praia da Vitória tem-se diferenciado e tem dado mostras de encontrar caminhos que a sustentem. Essa acção é dos privados e, por isso, todos eles merecem o maior reconhecimento deste Município”.
“É imperativo que aproveitemos a tecnologia disponível para continuar a reforçar a qualidade dos nossos serviços e dos produtos turísticos que oferecemos. Por via do projecto Terceira Tech Island e da incubadora de negócios Praia Links, pretendemos continuar a apoiar projectos inovadores, que, por exemplo, através das tecnologias de informação criem novos serviços para quem nos visita. E estamos totalmente abertos a receber novos inputs e a apoiar, sempre que possível, projectos e acções que reforcem a oferta turística do Concelho e da Ilha”, afirmou o Vereador da Autarquia praiense.
Neste workshop promovido pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (entidade açoriana parceira das congéneres da Macaronésia que estão a desenvolver este projecto europeu), participaram também o Director Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, o Presidente do Observatório de Turismo nos Açores, Carlos Santos, a professora da Universidade dos Açores, Teresa Thiago, e Gualter Couto, João Ponte e André Oliveira da consultora Fundo de Maneio, que está a trabalhar na apresentação do estudo “Diagnóstico de Maturidade Tecnológica dos Açores” visando a elaboração da “Proposta de Plano para Transformar os Açores num Destino Turístico Inteligente”.