Comissão aprova relatório sobre ajudas ao leite em regiões como Açores

A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou ontem um relatório que defende a transição para um modelo de financiamento mais equitativo para o sector do leite nas regiões ultraperiféricas, montanhosas e desfavorecidas, abrangendo os Açores.
Entre as medidas aprovadas pelos membros da comissão – e que têm ainda de passar pelo crivo da sessão plenária – está a concessão de ajudas estatais às regiões que fomentem a criação de gado, após o fim do regime de quotas leiteiras, em 2015.
O relatório sustenta, também, que sejam apoiadas “iniciativas em matéria de entrada no mercado, garantia da qualidade, inovação dos produtos e publicidade, em particular no que se refere à menção ‘produto de montanha’, recentemente criada, e às denominações de origem protegidas, bem como medidas de qualificação e de gestão de crises.
“Mais um resultado positivo em defesa do leite
produzido no arquipélago”

Luís Paulo Alves congratulou-se por “mais um resultado positivo alcançado no Parlamento em defesa do leite dos Açores com a aprovação deste relatório de iniciativa, que chama a atenção para a necessidade de medidas especiais para as regiões ultraperiféricas no período pós quotas, apontando soluções. Penso que o envolvimento dos Estados Membros e das Regiões nessas soluções é necessário, bem como os auxílios de estado, mas penso que só com o envolvimento e o contributo da União Europeia (UE) é possível mobilizar o nível de apoios necessários às soluções apresentadas, pelo que o relatório deveria ter ido mais longe, na expressão dessa necessidade do contributo Europeu, por exemplo, na criação de um programa especifico para a produção de leite nestas regiões por parte não só dos Estados Membros e das Regiões, como aprovado, mas também com a participação da UE, como propus”.
Concluindo, Luís Paulo Alves declarou “desde o início deste mandato que tenho mostrado enormes preocupações com a abolição do regime de quotas leiteiras. Bati-me por isso sempre pela continuidade do sistema de quotas leiteiras, como instrumento essencial de regulação de oferta, nos mais diversos regulamentos que passaram por este Parlamento. Na impossibilidade da sua continuação, bato-mo agora com igual determinação, para que possamos conseguir no plano europeu as condições necessárias para enfrentar com sucesso mais este desafio da fileira do leite nos Açores”.

“Mais uma ajuda para o sector do leite nos Açores”

A eurodeputada Patrão Neves, por seu turno considerou como “mais uma ajuda para o sector do leite nos Açores” a votação do relatório do seu colega Herbert Dorfmann, intitulado “Manutenção da produção de leite nas zonas montanhosas, nas zonas desfavorecidas e nas regiões ultra periféricas após a expiração do regime de quotas leiteiras”.
Segundo Patrão Neves “este relatório é importante porque volta a centrar as atenções das entidades europeias nos territórios onde mais se vão sentir os impactos do fim das quotas leiteiras. Atendendo a que o meu colega relator é proveniente de uma zona de montanha, estabelecemos uma parceria para que também ficassem contempladas as necessidades e reivindicações das Regiões Ultraperiféricas, como é o caso dos Açores. Assim, funcionamos em equipa, em que um considerava mais as regiões de montanha e o outro as RUP´S”.
Alterações como a possibilidade de maiores apoios à indústria para o transporte do leite, as necessidades de apoio para o acesso a novos mercados, chamadas de atenção sobre as desvantagens naturais e permanentes do sector sobretudo onde existe uma descontinuidade geográfica como no caso das Regiões Ultraperiféricas, a aceitação de que a orografia e o clima restringem os outros tipos de actividade agrícola e que a diversidade agrícola é muito limitada nestas regiões, entre outras, são apenas alguns exemplos dos contributos da eurodeputada.
Maria do Céu Patrão Neves destacou ainda “três propostas que considero vitais para o sector nos Açores. Primeiramente a associação entre a investigação e o sector. Importa que se aposte nesta vertente, de modo a que possa identificar os benefícios do leite e derivados, produzidos na nossa Região, para a saúde dos consumidores de modo a que estes possam ser mencionados nos rótulos dos produtos em causa. Seguidamente instei a Comissão e os Estados Membros a integrarem, nos programas comuns de investigação, as pastagens e a produção de leite nas regiões desfavorecidas, especialmente no que diz respeito aos mais adequados tipos de pastagem, espécies animais e respectivos alimentos. Por fim, defendi a criação de parcerias entre os Agricultores, Associações, Cooperativas e entidades governativas com vista a promover o turismo agroambiental na nossa Região, uma vez que defendi igualmente a necessidade de se adoptar medidas destinadas a permitir a produção artesanal de produtos típicos locais”.
Patrão Neves convidou Dorfmann, relator deste relatório, a visitar os Açores de 14 a 16 de Novembro, com o intuito de dar a conhecer a realidade das nossas explorações e do nosso sector em geral.

Federação Agrícola dos Açores reúne de urgência

Entretanto, a Federação Agrícola dos Açores anunciou ontem que vai reunir com as suas associadas sobre assuntos de carácter urgente hoje, pelas 14h30, na sede da Associação Agrícola da Ilha Terceira, onde serão discutidos e debatidos os seguintes assuntos: ponto de situação da agricultura açoriana; consulta pública do Posei; próximo quadro comunitário de apoio; plano e orçamento para 2014; cortes e rateios nas ajudas e outros assuntos de interesse.

Parque Bio Saudável abre na Maia

A Junta de Freguesia da Maia irá inaugurar no próximo sábado, dia 9 de novembro, pelas 16 horas, o parque bio saudável da freguesia da Maia. No sentido de promover a prática desportiva ao ar livre contrariando o sedentarismo este parque foi criado com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde da população, assim como trazer um novo conceito de animação de espaço público. Este parque contempla quatro equipamentos de manutenção e ginástica que permitem um conjunto de actividades físicas que possam fortalecer, relaxar, alongar, estimular a agilidade e promover a flexibilidade dos grupos musculares do corpo humano. No final, estará aberto ao público uma aula de jiu-jitsu na vertente de auto-defesa, a decorrer junto ao antigo parque infantil.

Polícia detém homem com três comprimidos de Subutex

A PSP de Ponta Delgada deteve na segunda-feira um homem de 21 anos por tráfico de estupefacientes, na posse de comprimidos Subutex. O homem foi interceptado pelos agentes da Esquadra de Ponta Delgada da Polícia de Segurança Pública, na posse de 3 comprimidos Subutex, sendo que um dos comprimidos estava partido ao meio o que se deduz que seria para ser comercializado. O mesmo homem estava ainda na posse de 18,73 euros, em notas e moedas, e tinha também na sua posse 3.1 doses de haxixe.
Ainda em Ponta Delgada foram detidos dois homens depois de interceptados a conduzir veículos ligeiros de mercadorias. Um dos homens, de 39 anos, foi detido por desobediência já que se encontrava a conduzir um veículo ligeiro de mercadorias com o título de condução apreendido por decisão administrativa.
Já o outro homem, de 51 anos, foi também detido por conduzir um veículo ligeiro de mercadorias sob influência de álcool, com uma Taxa de Álcool no Sangue de 2.87 gramas por litro.
Na cidade da Horta a PSP realizou uma acção de sensibilização na Escola Básica António José Ávila, subordinada ao tema do “bullying”. Na referida acção estiveram presentes 6 professores e 79 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade.
De acordo com o relatório policial, a esquadra da Calheta de São Jorge realizou uma operação de fiscalização rodoviária durante a passada segunda-feira, onde foram fiscalizados 23 veículos e foi detectada uma infracção de natureza contraordenacional por condução de veículo automóvel sem cinto de segurança.
Na segunda-feira ocorreram nos Açores quatro acidentes de viação, que resultaram num ferido grave, quatro feridos ligeiros e danos materiais.

                     

Criadores de aves madeirenses vão a exposição nos Açores

Papagaios, catatuas, patos, pombos e canários fazem parte dois mil animais que vão marcar presença em mais uma edição da Expo Aves, que decorre de 15 a 17 de Novembro em Ponta Delgada, nos Açores.
“Nos últimos anos, a feira tem melhorado bastante, porque tem o apoio da Federação Portuguesa de Avicultores, o número de criadores também tem aumentado significativamente, a qualidade e a variedade das aves também aumentaram”, afirmou à Lusa António Machado, presidente da Associação de Avicultores de S. Miguel, que organiza o evento. António Machado adiantou que a Expo Aves, que vai decorrer no Pavilhão do Mar, reunirá criadores micaelenses, do continente e da Madeira, assim como diferentes variedades de aves, de diversas classes, tamanhos e cores. “Deslocam-se juízes nacionais a S. Miguel para fazer a avaliação da qualidade das aves. Depois, mediante esta avaliação, é feita a classificação e depois os melhores ganham prémios”, referiu o presidente da Associação de Avicultores de S. Miguel, que conta actualmente com 472 sócios.
Desde 1980 que decorrem na cidade de Ponta Delgada, exposições e concursos de aves, mas a crise que assola o país tem feito diminuir o aparecimento de novos criadores. “Evidentemente que o número de inscrições já não crescem como crescia. Já não aparecem com tanta rapidez como apareceu há quatro, cinco anos. Mas o que aparece é tudo malta nova”, disse António Machado, lembrando que entre os associados micaelenses está um criador bicampeão nacional e outro campeão do mundo. A Associação de Avicultores de S. Miguel foi criada em Março de 1980 com o objectivo de dar maior qualidade, melhor formação e possibilidade dos associados exporem as aves que criam.

Associações açorianas no sul da Califórnia têm papel “aglutinador”

O Director Regional das Comunidades destacou o trabalho desenvolvido pelas associações açorianas do sul da Califórnia na defesa dos interesses dos emigrantes açorianos, bem como o papel aglutinador que desempenham no seio das sociedades onde estão inseridas.
“Qualquer processo de emigração representa um desafio ao ser humano, pois resulta num afastamento da sua terra natal e num reinício de vida e costumes”, afirmou Paulo Teves, acrescentando que “as associações comunitárias têm, neste contexto, uma ação preponderante para atenuar a saudade, por um lado, e apoiar a integração, por outro”.  
Paulo Teves, que se encontra de visita às comunidades açorianas radicadas no estado norte-americano da Califórnia, elogiou os açorianos e seus descendentes que todos os dias estimulam “as diversas manifestações que enformam a açorianidade”.
O Diretor Regional das Comunidades iniciou a sua deslocação em Tulare, cidade onde reside uma considerável comunidade de açorianos e açordescendentes. Nesta cidade, Paulo Teves reuniu com dirigentes e representantes de várias associações da comunidade açoriana, frisando que estas instituições “não devem ser apenas um importante espaço preservação da identidade cultural açoriana, mas também de divulgação dos Açores nas mais diversas áreas”, assumindo-se como “verdadeiras representantes dos interesses dos Açores e dos Açorianos”.
Nas cidades de Chino e Artesia, o Diretor Regional reuniu-se com dirigentes de várias associações representativas da comunidade açoriana, tendo reforçado nestes encontros a importância de um permanente contacto entre as comunidades emigradas e os Açores.
Para Paulo Teves, estas associações são “a afirmação da essência e identidade” açoriana, funcionando como “extensões insulares” para milhares de açorianos radicados na diáspora.  O Director Regional das Comunidades participou também, em San Diego, no Fórum Civic Participation and Book Presentation: California’s Portuguese Politicians, bem como na Gala Comemorativa do 22.º aniversário do Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS).